Lisboa vista do Porto Brandão, James Holland, Imagem: Museu de Lisboa |
Em idade precoce trabalhou em pintura de flores de cerâmica e porcelana, tendo partido para Londres, em 1819, para praticar pintura de flores e frequentar aulas de desenho de paisagem, arquitetura e temas marinhos.
Lisbon from Porto Brandão, James Holland, [v. art authority] Imagem: Art UK (ex BBC Your Paintings) |
Expôs pela primeira vez na Royal Academy em 1824, e em 1830 visitou a França e fez estudos sobre a arquitetura desse país. Em 1823,exibiu uma imagem de "Londres vista de Blackheath". Em 1835, tornou-se expositor associado da (agora Royal) Society of Painters in Water-colours, mas deixou essa sociedade em 1843 e juntou-se à (agora Royal) Society of British Artists, na qual permaneceu membro até 1848.
Regressou à Society of Painters in Water-colours em 1856 e foi eleito membro de pleno direito dois anos depois. Trabalhou muito em desenho para anuários ilustrados [The tourist in Portugal, illustrated from paintings by James Holland, London, 1839] e, nesse propósito, visitou Veneza, Milão, Genebra e Paris em 1836 e Portugal em
Vista do Porto tomada do Convento da Serra do Pilar em Gaia, James Holland, 1838. [incl. em The tourist in Portugal, 1839] Imagem: Palácio do Correio Velho |
Em 1839 expôs na Royal Academy uma bela pintura de Lisboa.
Almada, vista de [Alfama, sé patriarcal?] Lisboa, James Holland, 1837. Imagem: Walker Art Gallery |
Em 1845, foi para Roterdão, em 1850, para Normandia e Norte do País de Gales, em 1851 novamente para Genebra e, em 1857, novamente para Veneza.
No South Kensington Museum [Victoria & Albert Museum] há uma série de esboços em Portugal datados de 1847, dos quais parece que ele visitou o país pela segunda vez.
Lisboa, Parte do Tesouro Velho; James Holland, 1837. Imagem: Victoria & Albert Museum |
Ao longo da vida, exibiu, além de suas contribuições para a Water-colours Society, trinta e duas imagens na Royal Academy, noventa e uma na British Institution, e cento e oito na Society of British Artists.
Ruínas do Convento de S. Francisco, James Holland, 1837. Imagem: Peppiatt Fine Art |
Embora geralmente classificado como um pintor de aguarelas, era igualmente hábil na pintura a óleo. Foi um dos melhores coloristas da Escola Inglesa, e as suas imagens, especialmente as de Veneza, embora negligenciadas durante a sua vida, são agora ansiosamente procuradas e obtêm avultados preços.
Uma vista de Coimbra, James Holland, 1837 ou 1838. [incl. em The tourist in Portugal, 1839] Imagem: Christie's |
Parece ter deixado de exibir em 1857. Morreu em 12 de dezembro de 1870.
No Greenwich Hospital, há uma pintura sua de Greenwich, e no South Kensington Museum estão duas pequenas imagens a óleo e algumas aguarelas, mas não existe um bom exemplo do seu trabalho nas coleções nacionais [britânicas]. (1)
(1) Wikisource cf. Redgrave's Dict.; Bryan's Dict. (Graves); Graves's Dict...
Mais informação:
Victoria & Albert Museum
Art UK (ex BBC Your Paintings)
James Holland na Biblioteca Nacional de Portugal
Leitura relacionada:
W. H. Harrison, The tourist in Portugal, illustrated from paintings by James Holland, London, 1839