Pinheiro dos Frades, Cova da Piedade, ed. desc. Imagem: A árvore do centenário |
Quem sae da quinta dos Frades, na Outra-Banda, e segue a estrada para o norte, vae ter a um lindo valle, a que chamam Cova da Piedade, ficando-lhe da esquerda, na correnteza das casas, aquella onde está a aula de instrucção primaria, e a taberna da tia Libania, e da direita a capella real de Nossa Senhora da Piedade, fundada em 1762, e que deu o nome ao valle e á povoação que n'elle existe.
Largo e Mercado, Cova da Piedade, ed. desc., década de 1900 |
Era este o caminho que n'uma manhã de março de 1831 seguia o contra-mestre de navios mercantes, Joaquim de Jesus, por alcunha Espanta-maridos, montado n'um jumento de aluguel, d'aquelles que a toda a hora se encontram na praia de Cacilhas, e seguido de um rapazinho de pé descalço.
A alcunha foi-lhe posta por ter salvado uma pobre mulher, que o marido queria deitar da janella abaixo.
Gritava ella que lhe acudissem, e toda a gente em alaridos, sem o brutal marido desistir, até que os brados e a expressiva mimica de Joaquim de Jesus lhe fizeram largar a presa.
Entrada do Jardim, Cova da Piedade, ed. desc., década de 1900 |
Já se vê que o epitheto não era devido a motivos desfavoraveis para o contra-mestre. (1)
(1) Silva, Avelino Amaro da, O Caramujo, romance histórico original, pág. 1, Lisboa, Typographia Universal, 1863, 167 págs.
Ver artigo biográfico dedicado: António Avelino Amaro da Silva
António Avelino Amaro da Silva
Não sei si nasceu no Brazil ou si naturalizára-se brazileiro, tendo seu berço em Portugal. Sendo piloto examinado pela escola naval portugueza, serviu alguns annos como agrimensor na cidade de Valença, provincia do Rio de Janeiro. Escreveu: — O caramujo: romance historico original. Rio de Janeiro, 1863,
in Diccionario Bibliográfico Brasileiro PELO DOUTOR Augusto Victorino Alves Sacramento Natural da Bahia PRIMEIRO VOLUME, RIO DE JANEIRO, TYPOGRAPHIA NACIONAL 1883.
Aranha, Pedro Wenceslau de Brito, Factos e homens do meu tempo, memórias de um jornalista, Lisboa, A.M. Pereira, 1908, 1042 págs.
Notícia do falecimento de Avelino Amaro da Silva Imagem: Tribuna Liberal, Domingo, 24 de Março de 1889 |
Sem comentários:
Enviar um comentário