Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cenário da Trafaria e do Tejo

[...] Uma grande cabeça, chamada Cabeça Secca forma a actual goleta, que é muito larga. Na extremidade de montante d'esta cabeça fica o Bugio, defronte de S. Gião. 

Os cachopos adelgaçam-se muito, formando as duas barras, dando as sondagens, a do norte, a mais funda, com 10 braças, e a do sul com 7. 

A carreira grande tem o nome de Carreira de Alcáçova.

Palais d'Ajuda, Celestine Brelaz (Lenoir), c. 1830.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Na margem esquerda do Tejo, que principia na ponta da costa, ou bico da Calha, existe um grupo de pedras, conhecido pelo nome de Calhaus do Mar, que fica a duas e meia amarras do areal da Trafaria, que é uma povoação de pescadores, hoje muito concorrida na época balnear.

Lisboa, Vista do Paço da Ajuda, Louis Lebreton, c.1850.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

O seu bello areal estende-se até o bico da Calha, continuando para o sul na costa oceânica. 

Toda a margem até Cacilhas é povoada de fabricas e de estabelecimentos industriaes e commerciaes, e é terminada por terrenos altos, cortados abruptamente para o rio.

Ajuda, Tomás José da Anunciação, c. 1860.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Porto Brandão, Banatica, Alfanzina, Porto de S. Lourenço, Portinho da Arrábida e Fonte da Pipa são pequenos portos, ou enseadas que se encontram, só para embarcações pequenas, até o pontal de Cacilhas, o qual forma o limite norte da Cova da Piedade.

Ahi principia a alargar-se o Tejo, recebendo os diversos esteiros, rios e braços de rio, que nelle desembocam e no grande mar interior, denominado Mar de Palha, majestoso estuário que forma o grande receptáculo das marés, as quaes no seu descenso para o mar conservam o porto e a barra nas melhores condições para a navegação. (1)

Vue de Lisbonne prise de Alfeite, Celestine Brelaz (Lenoir), c. 1830.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal


(1) Loureiro, Adolfo, Os portos maritimos de Portugal e ilhas adjacentes, Vol III parte 1, Lisboa, Imprensa Nacional, 1906

Leitura relacionada: Loureiro, Adolfo, Os portos maritimos de Portugal e ilhas adjacentes, Lisboa, Imprensa Nacional, 1906

Sem comentários:

Enviar um comentário