Barca Isabel, 1851. "Janêllos" da História: Os Serzedello |
Não presenceámos, portanto, o luzido espectaculo, a numerosa concorrencia, que appresentou nesse dia aquella parte da margem do sul do rio , e de que fizeram individuada relação alguns jornaes da capital, como a Lei e a Nação.
Constou-nos que não faltára coisa alguma ao esplendido da funcção, realçada pela afabilidade do proprietario do navio, que fez servir uma copiosa e variada collação aos seus amigos e convidados , não obstante o desgosto causado pela suspensão da barca na carreira, contra toda a expectativa.
Lisboa vista do Porto Brandão, James Holland, Museu de Lisboa |
Oxalá que fosse este o unico dissabor! Porém, somos informados de que no dia immediato, tentando-se dar impulso ao navio por meio da força braçal, rebentou o aparelho, ficando tão maltratados quatro homens, que ainda se acham em perigo de vida.
Porto Brandão, à esquerda do Tejo. Ateneu Livros |
O Sr. Serzedello sentiu-se tão commovido, que perdeu os sentidos, mas, tanto elle, como pessoas de sua familia, desveladamente se empenharam em prestar os auxilios ao seu alcance neste desastroso successo.
Invaluable |
Por conta do Sr. Serzedello se está construindo, no mesmo local de Porto-Brandão, um brigue, que será denominado Viajante. (1)
(1) Revista Universal Lisbonense, 12 de setembro de 1850
Artigos relacionados:
A casa da Quinta da Oliveira
Serzedello & Ca., Laboratorio Chimico na Margueira
O laboratório químico da Margueira
Indústria química
Mais informação:
"Janêllos" da História: Os Serzedello
Continuação do excelente trabalho de divulgação da nossa Outra Banda, em 2020, Rui.
ResponderEliminarabraço
Obrigado Luís, um excelente novo ano!
ResponderEliminar