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sexta-feira, 12 de junho de 2015

Monte Pragal

Foi construído, em 1946 [?], nos estaleiros belgas da Société Anonyme John Cockerill, sitos em Hoboken, perto de Antuérpia. Serviu no rio Escalda [nl: Schelde; fr: Escaut], entre a referida cidade de Antuérpia e a margem oposta, antes da construção de um túnel rodoviário [Waaslandtunnel e Sint-Annatunnel, pedonal, inaugurados em 1933], que dispensou os serviços de transbordo fluvial.

Soldados atravessam o Schelde a bordo do ferry Rupel, 14 de fevereiro de 1938.
Imagem: Vlaams Hoofd

Irmão gémeo do "Monte da Caparica", o navio em apreço chamou-se, inicialmente, "Ruppel" "Rupel", antes de ser adquirido, em 1959, pela Sociedade Marítima de Transportes, Lda; que foi uma das empresas de navegação lisbonenses que, no ano de 1975, seriam integradas na Transtejo.

Novo ferryboat Leie [Monte Caparica], gémeo do Rupel [Monte Pragal].
Imagem: eBay

O "Monte Pragal" era uma embarcação com 361 toneladas de arqueação bruta, medindo 43 metros de comprimento por 11 metros de boca. Equipado com 2 máquinas diesel, este "ferry" (que podia navegar à velocidade de cruzeiro de 9 nós) tinha capacidade para transportar entre 400 e 1 000 passageiros, variando esse número em razão dos veículos carregados.

Monte Pragal, © Ian Boyle, 28 de outubro 2003.
Imagem: Simplon - The Passenger Ship Website

Operou entre a capital e Porto Brandão e/ou Cacilhas [e/ou Montijo]. 

Monte Pragal, © Ian Boyle, 28 de outubro 2003.
Imagem: Simplon - The Passenger Ship Website

No seu historial (de muitos anos com a bandeira portuguesa) podem-se referir dois incidentes de mesma índole : a 15 de Maio de 1979, foi alvo (devido a denso nevoeiro) de um abalroamento por parte do cargueiro tudesco "Schwaneck", o que lhe custou meia dúzia de meses de indisponibilidade no estaleiro de reparações; a 22 de Outubro de 1980, sofreu avaria num dos hélices, por ter chocado acidentalmente contra o casco semi-submerso do tristemente célebre porta-contentores "Tollan".

Monte Pragal encalhado nas amarras do navio porta-contentores inglês, Tollan, naufragado no Tejo, a 22 de outubro de 1980, fotografia Alfredo Cunha, Lusa PRT Lisboa LUSA © 2012.
Imagem: Arquivo Fotográfico da LUSA

A partir de 1983 (e por várias vezes), o popular 'ferry' foi retirado do serviço para se submeter a trabalhos de restauro e substituição de máquinas, ganhando interiores mais funcionais e potência acrescida. (1)

Monte Pragal, © Ian Boyle, 28 de outubro 2003.
Imagem: Simplon - The Passenger Ship Website

As duas máquinas originais Sulzer 400hp foram substituidas em 1991 por duas Cummins [diesel] de 425hp [...] (2)


Em 2004, sofreu um incêndio na ponte de comando (quando, mais uma vez, se encontrava no estaleiro) e a Transtejo, considerando a sua idade, decidiu passar-se dos seus serviços, vendendo o "Monte Pragal", em meados de 2006, para demolição.

Cacilhas, ferryboat Monte Pragal, fotografia Ricardo Figueiredo, outubro 2005.
Imagem: Transportes XXI

O velho cacilheiro foi desmantelado, no ano seguinte, no estaleiro naval de S. Jacinto (Aveiro). (3)


(1) ALERNAVIOS
(2) Simplon - The Passenger Ship Website
(3) ALERNAVIOS

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