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terça-feira, 9 de junho de 2015

Planos inclinados de 1865

Esta verdadeira doca de querenagem está optimamente estabelecida ao sul do Tejo, no sitio de Porto Brandão.

Plano inclinado, Porto Brandão, 1865, "... na occasião em que um navio subia o plano, alado a vapor."
Imagem: Hemeroteca Digital

Foi construida pelo bem conhecido engenheiro hydraulico Thomaz [sic, i. e. Thomas] White [projecto de lei n.º 34/XIII/2.ª].

É para dois planos inclinados; um capaz de receber navios de 3:000 toneladas; e outro para embarcações de 700. Este está concluído; e d'elle tem saído já alguns navios concertados. 

O sr. Almada [António José de Sousa e] foi o principal emprezario; e, á custa de muitas fadigas e sacrificios, conserguiu pôr em exploração o segundo plano. Para restabellecer o primeiro, destinado a navios de maior lote, e assentar outro na cidude do Porto, vae formar uma companhia do capital 500:000$000 réis, en 5:000 acções de 100:000$000 réis, vencendo o juro de 6 por cento durante a construcção dos planos.

É empreza de lucros seguros e avultados. O successivo incremento do commercio externo em ambas as cidades, que de anno para anmo accusa o rendimento das alfandegas, e a exportação dos nossos productos agrícolas, facilitada pelos camunhos de ferro, abonam já o futuro da nova companhia dos planos inclinados.

E sobre tudo, o porto de Lisboa, verdadeiro emporio marítimo da Europa, pela sua situação geographica, consegue o que lhe faltava para bem merecer o titulo que tanto o afama desde as nossas gloriosas navegações. (1)


(1) Hemeroteca Digital: Archivo Pittoresco, 1865, n° 33, pág. 257

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