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terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Renascer

Navio-motor com casco e superestruturas de madeira, construído no ano de 1917 num estaleiro da então vila de Olhão.

Cacilheiro Renascer no Cais das Colunas, ed. Dúlia, década de 1950.
Imagem: Delcampe

Concebida como rebocador, esta modesta embarcação interrompeu essa sua primeira actividade em inícios dos anos 50 para ser transformada em transporte de passageiros.

Isto, depois de ter sido vendida à empresa Jerónimo Rodrigues Durão, Lda, de Cacilhas, que a colocou nas ligações entre a sua terra e Lisboa, nomeadamente o Terreiro do Paço.

Cacilheiro Renascer no cais das colunas.
Imagem: ALERNAVIOS

Na sua qualidade de cacilheiro, o "Renascer" — que tinha uma arqueação bruta de 56 toneladas e media 22,66 metros de comprimento por 5,50 metros de boca — funcionava com 4 membros de equipagem e podia receber a bordo uma lotação máxima de 250 passageiros.

Um grupo de seminaristas a bordo do cacilheiro Renascer.
Imagem: Fundação Mário Soares
O "Renascer" estava registado no porto de Lisboa com o número oficial LX-3107-TL. O seu motor diesel desenvolvia 225 hp de potência, o que lhe permitia navegar à velocidade de cruzeiro de 8 nós. (1)

Antigo cacilheiro Renascer, c. 1920(?).
Imagem: Delcampe


(1) ALERNAVIOS

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