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quinta-feira, 5 de março de 2020

O perré!

Nos anos cinquenta, todos os estaleiros das praias da Margueira e Mutela foram encerrados em consequência do aterro de toda a frente ribeirinha que se estende de Cacilhas à Cova da Piedade, seguido da construção de uma muralha e da avenida que ainda hoje existe.

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(cábrea "Eng.º Manuel Espregueira")
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(colocação de blocos por meio da cábrea "Eng.º Manuel Espregueira")
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(colocação de blocos de retenção por meio da cábrea "Eng.º Manuel Espregueira")
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(começo das obras)
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(começo das obras do perré)
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(colocação de blocos de retenção)
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra (fb)

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(construção do perré)
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra (fb)

Obras em Cacilhas para o futuro estaleiro naval da Lisnave, 24/11/1949
(construção do perré)
Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Na década de sessenta, como já antes referimos, foi construído nesse local o estaleiro da "Lisnave" também conhecido pelo "estaleiro da Margueira" [...]

Vista aérea do perré na variante à Estrada Nacional 10, zona da Mutela e da Margueira, 1958
IGeoE

Para o rio, na Margueira
A muralha era um céu
Acabou-se a brincadeira
Quando a Lisnave apareceu (1)



(1) As Margueiras, Contributos para a história de Cacilhas, J.F. de Cacilhas, 2013

Artigos relacionados:
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A banhos na Margueira com Romeu Correia
Ante-projecto do Arsenal de Marinha na margem sul do Tejo
Lisnave
Kong Haakon VII na Lisnave
Doca 13
História alternativa

Leitura relacionada:
Decreto-Lei n.º 44708 - Diário do Governo n.º 267/1962, Série I de 1962-11-20
Boletim do Porto de Lisboa n.° 179, abril, maio e junho de 1967
Salvaterra e eu (pesquisa: Lisnave)

2 comentários:

  1. Caro Rui, tenho muitas dúvidas que estas obras, realizadas em 1949, tivessem como objectivo a construção de um estaleiro naval (nessa altura a Lisnave ainda não era assunto em discussão, pelo menos para a Margueira...).

    Nessa época era necessário ganhar "terreno" ao Tejo, para se construir a estrada que iria ligar Cacilhas à Cova da Piedade, sem se ter de passar pelo centro de Almada (tinha de se subir à praça Gil Vicente e depois ir pela rua D. Sancho até à Mutela e depois Cova da Piedade), que foi construída mais ou menos nessa altura.

    Abraço

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  2. Caro Luís,

    Mesmo antes da construção do Arsenal no Alfeite, esteve este com ante-projecto para a zona compreeendida entre a Mutela e Margueira. Mais tarde, no início da década de 1940, determinou o Estado Novo que a zona fosse destinada à construção de um grande estaleiro naval. Quando se fizeram os aterros na Mutela e na Margueira para a construção da variante à E.N. 10 já se previa a construção dos estaleiros navais adjacentes ao perré. A extensão dos estaleiros na zona da Mutela e os aterros descuidados no Caramujo (aproveitados para a contrução mais recente da ETAR cujo emissor "morre ao fundo da enseada sem corrente")e a construção da Doca 13 da Lisnave, não previstos inicialmente, degradaram toda a zona, até hoje, onde após mais de 30 anos de inactividade dos estaleiros, ainda não se procedeu à descontaminação dos terrenos, para além do resto da história South Bay que conhecemos.

    Um abraço

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