Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 27. Montanha da Villa de Almada, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
Casou em terceiras nupcias com Maria Barbara de Bulhões Diniz, de quem teve, entre outros filhos, Luiz Gonzaga Pereira.
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 28. Cacilhas, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
Este casou em 1815 com Maria Antunes, de quem teve 12 filhos. Ainda muito novo já mostrava vocação para o desenho, como se vê pelos exemplares coligidos numa obra, a que adiante faremos referência, feitos com 13 anos de idade a bordo da náu Vasco da Gama, a qual fazia parte da esquadra do Estreito, que nos anos dc 1809 e 1810 cruzava nas aguas do sul de Hespanha e de Portugal, e do norte dc África [...] (1)
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 29. Laboratorio de Chimica no Citio da Margueira, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
NAU VASCO DA GAMA (1792-1822)
Nau de 80 peças construída no Arsenal de Marinha por Torcato José Clavina e António José de Oliveira, foi lançada à água em 15 de Dezembro de 1792, juntamente com a fragata Ulisses e o brigue Palhaço.
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 21. Cabo da Roca, e Serra de Cintra, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
As suas dimensões eram de 55,20 metros de quilha, 14,55 de boca e 11,52 de pontal. Com urna guarnição de 663 homens, armava com 28 peças de calibre 36, 32 de 24e 16 de 12. Participou nas Esquadras do Canal de 1793 e 1794.
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 24.
Torre do Bogio, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
Ficou em Lisboa durante a ocupação francesa por não se encontrar ainda em condições de navegar quando da chegada dos franceses.
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 25.
Trafaria, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
A sua artilharia foi transferida para a Martim de Freitas. Durante a ocupação francesa serviu de de-pósito aos produtos e materiais saqueados pelos franceses, nomeadamente a prata das igrejas, conventos e capelas de Lisboa.
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 23.
Torre de S. Jião, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
Tomou parte nas Campanhas do Rio da Prata e de Montevideu em 1816. Ficou no Brasil depois da independência em 1822 [...] (2)
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 30. [Mutela, Caramujo], Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
Coligidos em um outro livro ou album, que tem por titulo "Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa".
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 31. Alfeite, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
Teve principio em 1809, o qual pertenceu ao sr, José Joaquim d'Ascenção Valdez, e hoje é do auctor desta noticia, encontram-se 130 desenhos, quasi todos aguarelados, dos quaes os 34 primeiros representam vistas de vazios sitios do Mediterraneo, das costas de Portugal, e da Bahia do Tejo até ao Barreiro (?); os 93 imediatos são vistas de aspectos de Lisboa, e de edifícios e locaes da cidade; e os 3 ultimos são copias de assumptos de Loanda.
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 32. Seixal, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
Pela numeração das estampas reconhece-se que o album está incompleto. Quando começou a fazer estes desenhos tinha Gonzaga Pereira 13 anos de edade [...] (3)
Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 33. Bahia do Seixal, Luiz Gonzaga Pereira, 1809. Museu de Lisboa |
(1) Prefácio de A. Vieira da Silva, Monumentos Sacros de Lisboa em 1833...
(2) Revista da Armada n.° 413, novembro de 2007
(3) Prefácio de A. Vieira da Silva, idem