Ill.mos Srs.
Á Companhia dos Barcos a vapor do Tejo e Sado, concedeu o Governo de Sua Magestade privilegio exclusivo para que ella, mediante as obrigações, a que se comprometteu, fosse a unica que podesse estabelecer carreiras de barcos a vapôr nos portos de norte e do sul do Tejo.
Lisboa, Ponte dos Vapores, estudo para leque, Veríssimos Amigos, c. 1850. Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal |
O porto de Cacilhas pertencente a este municipio, foi um dos escolhidos pela Companhia — tractou esta de associar aos seus interesses os donos de 17 excellentes faluas de transporte que faziam bom e regular serviço no transito de Cacilhas para a Capital — obteve a compra dessas faluas, afim de inutilisar estas vias de communicação — começou regularmente o serviço com os seus vapores,
Falua atracada num pequeno cais da margem sul. Imagem: The Tagus Estuary Traditional Boats |
porém depois foi diminuindo progressivamente este serviço, a ponto de se achar hoje reduzido a duas viagens de manhã, e tres de tarde: e na estação mais perigosa (Inverno) nem estas mesmas completatam arruinado o caes, porque nunca construiu a ponte a que era obrigada — reduziu a navegação deste porto a pequenos botes, e lanchas, governados por catraeiros inexperientes, que pela ignorancia desta tracto e pequenez dos vasos, torna perigosissimo este transito que tão frequentado é pelos habitantes deste Concelho o pelos da Capital.
Place du Commerce prise du Tage, Celestine Brelaz (Lenoir), c. 1830. Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal |
Depois de ter assim concorrido para a total ruína deste porto, e perigo de vida de seus habitantes é constante que a Companhia supplica ao Governo de Sua Magestade o acabar com esta carreira a vapor, afim de ficar gosando o privilegio somente para a do Riba Tejo, donde tira avultados lucros; e se chegar a obter seus fins, a nenhuma outra Companhia ou particular convirá deitar mão dos portos por ella abandonados, visto que lhes falta a compensação que póde dar a do Riba Tejo.
Panorama de Lisboa, Edward Gennys Fanshawe, 1856. Imagem: Royal Museums Greenwich |
É por isso que os abaixo assignados recorrem a esta Camara a quem compete velar pelos interesses do municipio, e bem estar de seus administrados, a fim de que leve ao conhecimento do Governo de Sua Magestade, todas estas circumstancias, e as mais de que deve estar ao facto, para que não seja attendida a supplica da actual Companhia de barcos a vapor do Tejo e Sado.
Almada 11 de Setembro de 1850. (Tem 165 assignaturas)
Barcos junto à torre do Bugio, Alfredo Keil (1850 - 1907). Imagem: Cabral Moncada Leilões |
Senhora.
Se é facto ter a Companhia da Navegação do Téjo por barcos movidos a vapor, requerido a Vossa Magestade ser alliviada da carreira de Cacilhas, fundamentando o seu pedido em consideraveis prejuizos que de tal carreira lhe tem resultado; não póde a Camara Municipal do Concelho d'Almada deixar de supplicar a Vossa Magestade o prompto indeferimento de tal pertenção.
Vue de la rade et de la ville de Lisbonne Imagem: Le Monde illustré, 1858, M. de Bérard. |
Senhora! se os prejuízos allegados pela Companhia, não fossem devidos ás administrações que dia tem tido, talvez fosse conveniente conceder-se-lhe algum favor, mas contra factos não prevalecem argumentos, e parecem de bastante pezo os mencionados na inclusa representação dos moradores deste municipio.
Cabeçalho de uma acção da Companhia da Navegação do Téjo por barcos movidos a vapor Imagem: Restos de Colecção |
Outras muitas circumstancias existem que esta camara não teria duvida em manifesta-las a Vossa Magestade, se tivesse a certesa da existencia da representação de que se tracta, mas não a tendo, e estando bem convencida de que um tão importante objecto não hade ser decidido sem serem ouvidas as partes interessadas, por isso aguarda essa occasião para dar mais amplo desenvolvimento a este negocio.
Embarcações no Cais da Misericórdia (Cais do Sodré). A embarcação em destaque é uma falua, repare-se nos mastros tirados a vante e à ré. Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa |
Almada em Camara aos 22 de Outubro de 1850 — Francisco Ignacio Lopes, presidente. (1)
(1) Revista Universal Lisbonense, Representação contra a empresa das carreiras de Cacilhas, 2 de janeiro de 1851
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