terça-feira, 29 de maio de 2018

Praia da Trafaria, 1915

Praia da Trafaria é uma aguarela [de Leitão de Barros] representando uma casa típica isolada, em ruinas, inserida numa paisagem inóspita. Iniciou-se como aguarelista, mas apesar de ser um "excelente aguarelista... troca esta carreira" e "dedicou-se sobretudo à decoração e ao cinema", tornando-se realizador de cinema. 

Praia da Trafaria, Leitão de Barros, 1915.
Ilustração Portugueza nº 516, 10 de Janeiro de 1916

Obteve a 1ª medalha em aguarela em 1919."As suas obras singularizam-se pelo agudo sentimento estético". As suas aguarelas de paisagens com arquiteturas "palpitam em suas tintas luminosas", como é o caso da Praia da Trafaria. (1)

*
*     *

A firma Mariano Martins & Cª está instalada na Trafaria, num edifício junto ao Presídio (mais tarde a garagem da Empresa de Camionagem Piedense), tem frota pesqueira própria em nome da firma uma embarcação e ancoradouro) e recorre a mão de obra local e forasteira. (2)

Trafaria — Vista geral, ed. Martins/Martins & Silva, 1201, década de 1900.
Imagem: Fundação Portimagem

Pelo Concelho destaca-se a Trafaria: Este logar tem progredido duma maneira notável depois que para aqui vieram as industrias de conservas e pesca, a vapor. Esta temporada já o cerco da firma Mariano Martins & Companhia apanhou peixe no valor de 59 contos de réis, sendo fabricado em conserva, na fabrica que estes srs. possuem, muito mais, pois, além deste peixe, tem vindo para a mesma fabrica doutros cercos.

Conservas Mariano Martins & Cª, 1918.
Can the Can

Isto faz com que se empregue aqui muitos operários, o que de certo modo favorece o comércio local. Consta que outras fábricas vão construir e seria bom que, a quem compete estes assuntos, diligenciasse convencer esses industriaes a construírem as suas fábricas para além da Avenida Shóre, nos terrenos denominados do Torrão, pois a existência das fábricas dentro da povoação, fará afastar a colónia balnear que será pena perder por ser já numerosa e distinta.

Trafaria, Rua 5 de Outubro
Imagem: Fundação Portimagem

Seria conveniente que a Câmara olhasse com atenção para esta terra, mas com a devida imparcialidade, sem se deixar influenciar por certos "meninos bonitos" que por aqui há julgando-se os sobas da mesma. (2)


(1) As esposições de arte na Ilustração Portuguesa
(2) Can the Can cf. Arquivo Geral da Marinha
(3) Can the Can cf. Jornal d'Almada nº 21, 8 de dezembro de 1916

Informação relacionada:
Can the Can (pesquisa: Trafaria)
Conservas Praia do Sol
Fábrica de Conservas Omar

2 comentários:

Luis Eme disse...

Mais uma excelente "memória".

Abraço Rui

Rui Granadeiro disse...

Obrigado Luis.

Abraço