quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Almada por Barata Moura (1911-2011)

Para o diretor do Museu do Fundão, Pedro Salvado, "Barata Moura continua a ocupar uma assinalável presença no imaginário artístico regional como um pintor afetuoso da Beira e das suas gentes, como um peculiar artista emissor de afetos e detentor de uma pintura de registo de tempos, de rostos e de espaços vivenciais".

Almada, rua da Judiaria, Barata Moura, 1961.
Câmara Municipal de Almada

Realça ainda que "com um colorismo assumidamente imaginado, reproduzindo, por vezes, ingenuidades de captação, desenvolveu um entendimento muito pessoal do que era a arte e a função da sua pintura enquanto um arquivo-registo. 

Almada antiga, Paisagem com figuras, Barata Moura, 1957.
Oportunity leilões

Registos de ritmos temporais contrastantes da paisagem camponesa tradicional idealizada, onde se encontram ausentes angústias, negatividades ou interrogações e que confirmam os equilíbrios e o enraizamento das comunidades a uma arquitetura secular e a um calendário sazonal". (1)

 
O Último adeus a Barata Moura (2)

Na última 2ª feira, dia 3 de Março [de 2008], visitamos o pintor José Barata Moura. Depois de intensa pesquisa para localizar o Mestre, foi com a ajuda de amigos, que o conseguimos encontrar em Lisboa, numa casa de repouso no Restelo.

Almada antiga, Rua de Casario, Barata Moura, 1957.
Oportunity leilões

Uma casa calma, com amplos jardins, dedicada exclusivamente para receber e cuidar de grandes e talentosos artistas, como pintores, escritores, compositores... 

Almada antiga, Casario com figuras, Barata Moura, 1957.
Oportunity leilões

Era ansiosa esta visita, tanto para nós como para o Mestre, que nos recebeu com um contentamento muito próprio, pois desde o ano de 1989, quando foi convidado para estar presente nas comemorações dos 50 anos do Arsenal, nunca mais tinha recordado com Arsenalistas a sua vivência enquanto trabalhador do Arsenal do Alfeite.

Almada antiga, Casa com figuras, Barata Moura, 1957.
Oportunity leilões

Com a bonita idade de 97 anos, mantém ainda um estado de espirito muito forte e alegre, com um "poço" cheio de histórias acumuladas durante toda uma vida dedicada à arte, não só na pintura, mas também à música, ao teatro, à dança e à rádio.

Almada antiga, Casario, Barata Moura, 1957.
Oportunity leilões

Foi diferente aquela tarde de 2ª feira... conhecer pessoalmente o Mestre Barata Moura, é coisa que nunca mais se esquece...

O Tejo em Lisboa, Barata Moura, 1979.

Fica aqui o nosso registo e agradecimento à Adiministração da casa que acolhe o Mestre, à forma pronta e simpática como nos recebeu [...] (3)


(1) Gazeta do interior, 24 de agosto de 2016
(2) Rádio Cova da Beira, 20 de dezembro de 2011
(3) Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite, 8 de março de 2008

Sem comentários: