segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Filipe II, Almada, 26 de junho de 1581

A las Infantas mis hijas

Não pude escrever-vos segunda-feira passada; para hoje não aconteça o mesmo, faço-o antes de cuidar de outras coisas [...]

Lisboa, Civitates Orbis Terrarum, Georg Braun [Georgio Braúnio], Frans Hogenberg, 1572.
Prosimetron

Jantámos muito tarde, para deixar passar, com a maré que sobe e desce de seis em seis horas, alguns edifícios. Meu sobrinho e eu jantámos enquanto navegavamos; as galés pararam enquanto os outros jantavam: a nossa ia na frente, e haviam dez atrás dela: tudo o que faz a capitã fazem as outras também. Foram erguidas tendas, que as cobriam inteiramente por causa do sol. 

Pelos lados, podíamos ver o rio ou o mar com as margens; em alguns sítios, a largura do rio era de duas ou três léguas, de maneira que dificilmente se podia perceber uma ou outra margem.

Assim viemos até perto de Lisboa, onde o rio tem uma légua de largura; parámos na cidade e perto de mais de cem navios de todos os tipos, alguns dos quais tinham chegado pouco antes de lugares diferentes.

Medalha de Filipe I e de seus filhos, c. 1583.
Museu Arqueológico Nacional de Madrid.
Poderes concorrentes na entrada régia de 1581

De lá, vimos tudo o que chega ao rio sobre uma distância de mais ou menos uma légua, assim como o meu palácio, e reconhecemos tudo muito bem. Havia uma multidão por todos os lugares.

Fomos de seguida mais abaixo de Lisboa, onde atravessámos o rio para chegar a Almada, onde tenho uma casa muito bonita, embora pequena: de todas as janelas se vê o rio e Lisboa, e frequentemente os navios e mesmo as galeras.

Filipe II como rei de Portugal, Alonso Sanchez Coello, 1580.
Flickr

De uma sala alta, na qual escrevo, vemos, através de uma janela, quase toda Lisboa na sua extensão; deste lado, o rio tem pouco mais de meia légua de largura.

Lisabona, Cascale, Betheleem, Braun & Hogenberg, c. 1575.
Fortalezas.org

Por outra janela vemos Belém e São Julião com uma grande parte baixa do rio, assim como todos os navios que entram ou saem [...] (1)


(1) Lettres de Philippe II à ses filles les infantes Isabelle et Catherine, écrites pendant son voyage en Portugal

Mais informação:
National Geographic

Sem comentários: