Não pude escrever-vos segunda-feira passada; para hoje não aconteça o mesmo, faço-o antes de cuidar de outras coisas [...]
Lisboa, Civitates Orbis Terrarum, Georg Braun [Georgio Braúnio], Frans Hogenberg, 1572. Prosimetron |
Jantámos muito tarde, para deixar passar, com a maré que sobe e desce de seis em seis horas, alguns edifícios. Meu sobrinho e eu jantámos enquanto navegavamos; as galés pararam enquanto os outros jantavam: a nossa ia na frente, e haviam dez atrás dela: tudo o que faz a capitã fazem as outras também. Foram erguidas tendas, que as cobriam inteiramente por causa do sol.
Pelos lados, podíamos ver o rio ou o mar com as margens; em alguns sítios, a largura do rio era de duas ou três léguas, de maneira que dificilmente se podia perceber uma ou outra margem.
Assim viemos até perto de Lisboa, onde o rio tem uma légua de largura; parámos na cidade e perto de mais de cem navios de todos os tipos, alguns dos quais tinham chegado pouco antes de lugares diferentes.
Medalha de Filipe I e de seus filhos, c. 1583. Museu Arqueológico Nacional de Madrid. Poderes concorrentes na entrada régia de 1581 |
De lá, vimos tudo o que chega ao rio sobre uma distância de mais ou menos uma légua, assim como o meu palácio, e reconhecemos tudo muito bem. Havia uma multidão por todos os lugares.
Fomos de seguida mais abaixo de Lisboa, onde atravessámos o rio para chegar a Almada, onde tenho uma casa muito bonita, embora pequena: de todas as janelas se vê o rio e Lisboa, e frequentemente os navios e mesmo as galeras.
Filipe II como rei de Portugal, Alonso Sanchez Coello, 1580. Flickr |
De uma sala alta, na qual escrevo, vemos, através de uma janela, quase toda Lisboa na sua extensão; deste lado, o rio tem pouco mais de meia légua de largura.
Lisabona, Cascale, Betheleem, Braun & Hogenberg, c. 1575. Fortalezas.org |
Por outra janela vemos Belém e São Julião com uma grande parte baixa do rio, assim como todos os navios que entram ou saem [...] (1)
(1) Lettres de Philippe II à ses filles les infantes Isabelle et Catherine, écrites pendant son voyage en Portugal
Mais informação:
National Geographic
Sem comentários:
Enviar um comentário