terça-feira, 6 de julho de 2021

Imaginário do 23 de julho de 1833 com lugares, tropas e uniformes

O combate do dia 23 de julho de 1833, todos os anos recordamos a história. O cortejo cívico dos veteranos das campanhas da liberade, que celebrava esta e outras vitórias em 1880 já não existia, o passado foi sendo progressivamente esquecido. Recentemente duas publicações vieram relembrar e enriquecer o conhecimento dos locais da acção e das gentes que nesse acontecimento interviram :
Recontemos pois a mesma história com o suporte destas novas referências.

ooOoo

Atravessou-se no dia 23 uma planície que separa Azeitão do logar d'Amora, e onde o inimigo se devia ter postado. Descobrirão-se então os seus Postos avançados, mas retirarão-se á aproximação do Duque; e os paisanos trouxerão á noticia de que o inimigo tinha tomado posição sobre dois montes sobranceiros ao caminho que conduz a Almada, e que alli tinhão estabellecido uma Linha d'Atiradores. 
 
Carta Topográfica Militar da Península de Setúbal (detalhe), José Maria das Neves Costa, 1813.
Instituto Geográfico do Exército

O Duque fez sahir os seus Caçadores em ambos os flancos da sua columna, e continuou a marcha, retirando-se os Atiradores do inimigo de outeiro em outeiro, até á entrada do desfiladeiro que pela Barreira do Alfeite, se abre no Valle da Piedade.

Duque da Terceira (detalhe) por John Simpson, após 1834.
Parques de Sintra

Este valle que se estende até á margem do Tejo por detráz de Cacilhas, he fechado da parte do Sul pelas Alturas d'Almada, e abre em um pequeno espaço, onde se entra de um lado pelo caminho por onde o Duque avançava, e do outro pelos caminhos do Pragal, á esquerda; d' Almada no centro, e de Cacilhas, por Mutella, da direita.

Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 30.
[Mutela, Caramujo], Luiz Gonzaga Pereira, 1809.
Museu de Lisboa

Para alli o inimigo, conhecendo a sua superioridade em cavallaria, procurou atrahir a Columna, a fim de se poder aproveitar d'aquella arma. O Duque, que conhecia o terreno, antevio e estava preparado, para esta manobra, o que era confirmado pela pouca resistência até então opposta á sua marcha.

Continuou comtudo, e apenas os seus flanqueadores, que se achaváo estendidos pelo vale tiverão desalojado os do inimigo, e a testa da Columna entrado pela estrada do Alfeite, que se ouvio ao longe o estrépito de cavallaria, e logo depois, dois esquadrões, pelo caminho de Cacilhas o carregarão com uma impetuosidade que lhes devia ter assegurado a victoria.


A Infanteria Portugueza tem horror á cavallaria, e principiávão a vaciliar, porem o Duque e o seu Estado-Maior indo á frente da Columna, pelo seu nobre exemplo e exhortação para estarem firmes, restaurarão a confiança; e quando o inimigo se aproximava da Columna, uma descarga lançou por terra os guias e cavallos da frente, e os que sobreviverão fugirão em grande confusão... 

O Duque proseguio no seu feliz êxito com vigor, e deixando o 6.° d'lnfanteria para cobrir os caminhos do Pragal e Almada, avançou com o resto das suas tropas em direitura a Cacilhas, a fim de cortar a retirada ao inimigo, tendo feito occupar as avenidas que conduzem a Almada por varias Companhias do 3.° d'Infanteria

O inimigo tinha duas peças de campanha á entrada do largo de Mutella; mas o 2.° e 3.° de Caçadores, desprezando o seu fogo, armarão baionetas e tomarão a Artilheria; e fazendo avançar a testa da Colunma, o Duque penetrou já depois de noite até ao Caes de Cacilhas. 


2.° Sargento de Caçadores 2 e Cabo de Caçadores 5.
Sérgio Veludo Coelho, Guerra Civil 1828-1834, tropas e uniformes

He absolutamente impossivel descrever a desordem que teve logar n'esta occasião. Infanteria , Cavallaria, e bagagens , — Generaes, Officiaes, e Soldados , se precipitavão dentro das embarcações.


Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 28.
Cacilhas, Luiz Gonzaga Pereira, 1809.
Museu de Lisboa

A escuridão da noite augmentava a confusão; misturárão-se os vencedores com os vencidos; e, muito em honra dos primeiros, pouparão o inimigo que já não resistia; meia hora depois ambos os contrários já erão amigos.

Vista nascente de Almada e Cacilhas junto ao rio Tejo (detalhe), Charles Landseer, 1825.
Instituto Moreira Salles

Como a Fortaleza d'Almada se não tinha ainda rendido, o Duque fez contramarchar as suas tropas, deixando uma guarda no Caes de Cacilhas, e marchou para a entrada d'aquella Villa; mas desejando poupar quanto fosse possivel as suas tropas e o inimigo vencido, e evitar a desordem inseparável de uma entrada forçada n'uma Cidade em uma escura noite, fez alli alto, e o General Schwalbach, que commandava a testa da Columna, mandou o seu Ajudante-de-campo, o Alferes Jorge, com bandeira parlamenlar para intimar á fortaleza que se rendesse.

Esboços de Paizages d'Mediterraneo e Lisboa, 27.
Montanha da Villa de Almada, Luiz Gonzaga Pereira, 1809.
Museu de Lisboa

Este foi desgraçadamente encontrado por alguns da Cavallaria Miguelista, e por elles mortalmente ferido. O Duque permaneceo na sua posição, e no dia seguinte ao amanhecer rendêo-se Almada, e a guarnição depôz as armas na ezplanada. 

A perda do inimigo n'esta acção não poderia ter sido menos de mil homens em mortos, feridos, e afogados; Telles Jordão, que era o Commandante foi do numero dos primeiros; elle merecia bem o sen destino. (1)

*
*     *

O duque viera sempre a marchas forçadas, e quando Telles Jordão menos o pensava, estava elle proximo da Cova da Piedade. Restava reforçar bem os flancos, e esperar o inimigo na Cova com o grosso das tropas.

Vista Geral — Cova da Piedade ed. desc., década de 1900

Este plano bem sustentado tornava critica a posição do duque, que não tinha para oppor aos 5:000 homens de tropas folgadas de Telles Jordão mais do que l:500, compostos dos pequenos corpos de infanteria 3 e 6, caçadores 2 e 3, poucas dezenas de academicos com duas pequenas peças ás costas de machos, e 47 lanceiros inglezes, tão bem montados como costumam apparecer os mouros na Praça do Salitre; e toda esta tropa quasi descalça, queimada pelo intenso sol de julho, e ralada de fadiga pelas não interrompidas marchas forçadas. (2)

Lanceiros de Bacon, mais tarde Lanceiros da rainha.
Sérgio Veludo Coelho, Guerra Civil 1828-1834, tropas e uniformes



Artigos relacionados:
O Caramujo, romance histórico (13/18), combate
23 de julho de 1833, a Batalha da Cova da Piedade, por Charles Napier
Derrota dos Miguelistas em Cacilhas

Wikipédia:
Duque da Terceira
António José de Sousa Manuel de Meneses Severim de Noronha

Mais informação:
Elucidário Nobiliarchico, Apontamentos àcêrca das Bandeiras e Estandartes regimentais...
Arquivo Municipal do Porto (Documentos com referência a Cerco do Porto...)
Portuguese Civil Wars (facebook)
Portuguese Civil Wars (facebook): files
Portuguese Civil Wars (facebook): photos

Sem comentários: