quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

A igreja nova

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado. A Igreja Nova de Almada (Igreja de Nossa Senhora da Assunção) localiza-se entre a fronteira do antigo núcleo da vila e a parte nova , encontrando-se implantada no terreno (público alienado em 1962) do Jardim Comandante Sá Linhares; implantada a meia-encosta, dominando o largo fronteiro, é separada dos arruamento por adro e escadaria, encontra-se rodeada por edifícios de interesse arquitectónico.

Almada, Jardim Comand. Sá Linhares, ed. J. Lemos n° 21, década de 1950.
Delcampe, Bosspostcard

Na área envolvente destacam-se algumas escadas e patamares do domínio público, integradas no jardim, mas necessárias para acesso ao templo.

Almada, avenida D. João I, Augusto de Jesus Fernandes, 1962.
Arquivo Municipal de Lisboa

Do lado da Fachada principal o Lar de São Tiago, e na continuação da Av. D. João I algumas casas marcadamente pertencentes à tipologia "Casa Portuguesa"; em cota inferior ergue-se o Tribunal do Trabalho (...)

Almada, Jardim Sá Linhares, ed. Postalfoto n° 11, década de 1950.
Delcampe, Bosspostcard

A construção da 2ª fase do Centro Paroquial de Almada, de 4 pisos, é composto por um edifício afastado da igreja com ligação através de um canal de separação. O piso 0, situado ao nível da R. Cândido Capilé tem acesso principal através de um canal a céu aberto que desemboca num terraço sobramceiro ao jardim com ligação ao adro da igreja, tendo este piso 2 salas do jardim de infância e recepção; tem acesso alternativo ao terraço através de escadas (...)

Cronologia

1962, Janeiro - celebração da escritura de alienação do terreno destinado ao centro paroquial com a área de 3.000 m2; elaboração do programa e adjudicação do projecto;


Plano Parcial de Urbanização de Almada (PPUA), Implantação do Cento Cívico, 1947.
Ver Almada crescer: 10 anos do Museu da Cidade (catálogo)

1962 / 1963 - entrega do ante-projecto executado pelos arquitectos Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira e Luís Moreira, tendo sido apreciado pela Câmara Municipal e pelo Secretariado para as Novas Igrejas do Patriarcado;
1964 / 1965 - suspensão dos estudos;
1965, 22 de Julho - a CMA aprovou o ante projecto;
1966 - entrega do projecto geral da responsabilidade do arquitecto Nuno Teotónio Pereira;
1967 - adjudicação da empreitada da 1ª. fase;
1969 - oferta de um sino pelo Sr. Vasconcelos, no valor de 10 contos;
1970 - inauguração da igreja; 1971 / 1972 - prosseguimento dos trabalhos de acabamento;
1986 - parecer sobre a localização da 2ª. fase - construção do Jardim de Infância; 1988 - proposta para a elaboração do projecto de construção do Centro de Assistência Paroquial de Almada;


Vista satélite do Jardim Dr. Alberto Araújo, ex dito Cmdt. Sá Linhares,
com o edifício da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção integrado à esquerda.
Google maps (2003)

2002 - execução da 2ª fase do Centro Paroquial de Almada, projecto dos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Duarte Nuno Simões. (1)


(1) SIPA

Artigo relacionado:
O centro cívico

1 comentário:

Unknown disse...

Será importante para a história da construção desta igreja acrescentar o papel determinante do padre Francisco Ferreira, hoje muito esquecido, mas que continua na memória dos jovens que acompanhava.