quinta-feira, 9 de março de 2023

Edmundo Castanheira (1924-2009)

Este livro (Construção de Pequenas Embarcações), agora na sua 2ª edição, é um trabalho para todos aqueles que possuam, construam ou necessitem de manter ou reparar pequenas embarcações, especialmente de madeira.

Edmundo Castanheira, capa do livro Construção de pequenas embarcações (detalhe).
Dinalivro


É escrito numa linguagem (Nomenclatura Naval) que é comum e interessa a todos os que de qualquer modo estejam ligados a navios de qualquer dimensão e construídos de quaisquer materiais. (1)

O autor publicou na Dinalivro Construção de Pequenas Embarcações (1977) e Manual de Construção de Navios de Madeira (1991).

Edmundo Castanheira,
capa do livro Manual de Construção do Navio de Madeira (1991).
Livraria Santiago



Com Auxiliar do Técnico Industrial (2002) Edmundo Castanheira vem pôr à disposição do leitor, no seguimento de uma linha que se caracteriza essencialmente pelo seu carácter prático, didáctico e técnico, todos os conhecimentos que adquiriu ao longo de muitos anos de estudo e de prática concreta na área da construção e reparações navais.

Edmundo Castanheira,
capa do livro Auxiliar do Técnico Industrial (2002).
Dinalivro


Neste sentido, poderá encontrar-se não só um manancial de bases teóricas e de conhecimentos práticos fundamentais, mas também as soluções para vários problemas ou ainda algumas informações particularmente úteis para estudantes, como é o caso das tabelas de conversão de unidades e de materiais ou das secções sobre desenho geométrico, projecções, planificações, entre outras, que integram, tal como os livros anteriores, um trabalho inestimável.

O autor, Edmundo Castanheira, nasceu em 1924. depois de obter o diploma do Curso Industrial dedicou quarenta anos da sua vida à arte da construção naval em madeira. Foi Contra-mestre de carpintaria e docas secas, bem como desenhador e traçador de navios de madeira na H. Parry & Son (v. artigo relacionado: H. Parry & Son, estaleiro em Cacilhas).

Cacilhas, Estaleiro, ed. J. Lemos, 16, década de 1960.
Delcampe

Mais tarde, trabalhou na Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes (SG), exercendo as funções de chefe de trabalhos de carpintaria de bordo, oficinas, estofadores, polidores e calafates.

Lisnave, brochura promocional, junho de 1971.
A Lisnave...


Durante 12 anos esteve nos estaleiros da Lisnave como chefe de aprestamento de navios, dando assistência técnica às fragatas para a NATO Almirante Pereira da Silva, Gago Coutinho, navios para a pesca do bacalhau Ana Mafalda Santa Mafalda (o Ana Mafalda foi um navio misto de transporte de passageiros e carga da Sociedade Geral), petroleiro Larouco (80.000 toneladas), rebocadores, lanchas, batelões, dragas, etc... Ainda na Lisnave, foi encarregado geral das docas da Margueira. (2)


(1) Authentic livros
(2) Dinalivro

Tema:
Construção naval

Informação relacionada:
Alexandre Flores (fb)
As Margueiras, Contributos para a história de Cacilhas, Junta de Freguesia de Cacilhas, O Farol, 2013


Sem comentários: