segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O céu da minha rua

Qual foi a pior peça que escreveu?

— Escrevi "O céu da minha Rua" em oito dias. É a pior peça que eu tenho mas a Amália Rodrigues representou-a na televisão em 1958. (1)

O Céu da Minha Rua, fotografia de cena, Amália Rodrigues e Varela Silva, 1958.
Imagem: RTP Arquivo

Numa noite de Verão, creio que em 1959, numa esplanada da Avenida descreveu-me a Amália gravando "O Céu da Minha Rua", tema musical da série que a RTP produziu a partir do seu romance homónimo. 

O Céu da Minha Rua, fotografia de cena, Elvira Velez e Amália Rodrigues, 1958.
Imagem: RTP Arquivo

Não saiu bem durante uma série de tentativas e quando o realizador queria desistir, às quatro ou cinco da manhã, Amália fez uma última tentativa, rasgando as meias com as unhas enquanto cantava.


E saiu bem. "Uma mulher muito inteligente e cheia de raça", concluiu. (2)


(1) Anais de Almada, Revista Cultural, Nº 1, 1998
(2) Romeu Correia — um escritor que não devemos esquecer

Sem comentários: