quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O grande Peixe

O grande Peixe, que entrou neste porto a semana passada, se não tem certo conhecimento da sua especie, Alguns entendem ser huma Bufalina, a que os Francezes dão o nome de "Soufleur", id est, Assoprador, outros que seja certa especie da Balea a que os Hollandezes charnam Kapeku; mas como a sua figura é differente da Balea, e de qualquer outro peixe conhecido, se espoem aqui em estampa aos curiozos som as medidas de todos os teus membros, e huma breve de descripção da sua estructura com mais certeza, que a semana passada.

Embouchure de la Rivière Du Tage, Nicholas De Fer, 1710.

Tinha este Peyxe 87. palmos de comprimento, e na sua mayor grossura 43. de circunferencia, que por ser perfeitamente redondo, teria dc alto 14. e hum terço. Na parte onde acaba a barbatana do espinhaço tinha 14. de circunferencia. Desde alli hia diminoindo com figura chata até grossura de 2. palmos e meyo somente, e na parte mais delgada começava e rabo, deitado, e não ao alto como os outros peixes com 4. palmos de comprido, e 7. em circunferencia, acabando em duas pontas como os das Andorinhas com exensão de 18. palmos.

Lisabona, Ankunfft Konigs Caroli des III in Hispan zu Lissabon..., 1704.
ZVAB

A cabeça era de notavel grandeza. O rasgado da boca tinha 15. palmos , e toda a círcunferencia della 6o. Seis homens metidos em pè dentro na sua concavidade parecia occuparem puma pequena parte della; o queixo de cima acabava tomo unha de ancora, e era guarnecido em lugar de dentes dc 644. barbas, que principiavaõ com meyo palmo , e acabavaõ em dous e meyo junto ao canto da boca. As de diante occupavão 5. palmos de cada lado, e erão brancas em numero de 294. As que occupavão os dez palmos ate  junta dos queixos, erão 350. e tiravão a cor dc chumbo, como a do mesmo Peyxe.

A parte superior da concavidade da boca tinha huma especie de sedas como de Javali, quasi brancas, com hum terço dc palmo de comprimento, e no meyo huma fórma dc quilha, que continuava da ponta da boca até a goela, branca, e liza, com meyo palmo de largo , e outro tanto de grosso, mas adelgaçando no meio acabava com dous palmos de largura. A parte era liza, e da cor do mesmo Peyxe. No alto da cabeça tinha duas ventas, ou buracos por onde respirava com dous palmos e meyo de comprido. Cada hum dos olhos tinha hum palmo de diametro e contavam-se 13. entre hum, e outro.

Vista de Lisboa e fantasia da margem sul do Tejo, Martin Engelbrecht segundo Friedrich Bernhard Werner, 1750.
AbeBooks

Sobre o lombo tinha huma barbatana de palmo e meyo de alto, coai dous e tres quartos de comprido, e desta até o rabo havia 17. e meyo de distancia. Tinha nas ilhargas duas azas de 11. palmos de extensão cada huma, as quaes distavão 9. e meyo do canto da boca. Desde os queixos pela parte da barriga tinha 33. listas brancas, e entre ellas outras tantas meyas canas cor dc chumbo, com que fazião 66. as quais acabavão todas em fórma pyramidal no embigo, que se distinguia com huma concavidade de meyo palmo, e havia sete e meyo ate a via da propagação, a qual mostrava ser femea, e tinha dous palmos e meyo de comprido, e de cada parte huma mamadeira, ou teta de palmo com seu bico no meyo.

Vista norte de Cacilhas. Em primeiro plano ao lado esquerdo, dois marinheiros carregam cestos a partir de uma barcaça, com a inscrição 'JWells Aqua', para o convés de um ferry-boat onde uma mulher e dois homens aguardam. Do lado direito um barco transporta um passageiro abrigado por um dossel e seis remadores. Vista da igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, do porto e do lugar de Cacilhas. A bandeira inglesa sobre o hospital. Ao fundo, veleiros no rio Tejo.
in British Library 
Cabral Moncada Leilões

A via do excremento tinha hum palmo. A guela hum quarto de palmo de diametro , e della para a boca lhe cahião sobre o queyxo dc bayxo humas pelles como redenhos de perto de dous palmos e meyo brancas, encarnadas, e vermelhas, ou tirantes a roxo. A pelle era delgada, e tão mimosa que com pouca força, que se lhe applicava, a destazião.

Baleia de bossa, infograma publicado na Gazeta de Lisboa Occidental, 21 de janeiro de 1723.

Dizem que havendo entrado neste rio discorrera por elle até sitio da Madre de Deos, donde voltára para a vizinhança de Cassilhas, e que se chegára tanto a terra, que enraiando-se entre huns grandes penedos, não pudera sahir deles, e vacando a maré, se achára em seco, e forão tão grandes os urros, que dava de se ver fóra da agua, que atemorizou os moradores naquelle destrito. (1)


(1) Gazeta de Lisboa Occidental, 21 de janeiro de 1723

2 comentários:

Luis Eme disse...

Belo achado!

abraço Rui

Rui Granadeiro disse...

Um achado que deu à costa... :)

Bom 2019 caro Luís, um abraço