sexta-feira, 2 de agosto de 2019

petit cabanon

Tendo como base a obra "petit cabanon", de Le Corbusier, o objectivo deste trabalho era a projecção do nosso próprio cabanon, com uma área interior máxima de 16.00 m2, sem limites de área exterior.

maria bello, cais do ginjal, portugal, 2008

Para cumprir a área exigida chegou-se a um módulo de 5.00m por 3.20m, que será repetido quatro vezes longitudinalmente, seguindo a direcção do rio Tejo e, consequentemente, a direcção das casas existentes junto à margem do rio.

O tema do projecto baseia-se na contemplação da cidade de Lisboa sobre o rio Tejo e na ligação entre ambos, dando-se a ilusão de que o espaço interior é maior do que na realidade o é, dando continuidade à cobertura e ao pavimento.

maria bello, cais do ginjal, portugal, 2008

O segundo módulo do projecto é exactamente o prolongamento do pavimento e da cobertura, que se transforma numa pala apoiada por dois pilares nas suas extremidades.

maria bello, cais do ginjal, portugal, 2008

O terceiro módulo é constituído por um pequeno tanque e o quarto por um deck que termina numa parede que possui duas funções, a primeira é abrigar o espaço do vento e a segunda é torná-lo um local mais íntimo. (1)


(1) maria bello, cais do ginjal, portugal, 2008 (Archinect people)

Sem comentários: