domingo, 9 de janeiro de 2022

António Madeira, eu sou assim

À frente do Município de que é cabeça tão famosa e a ilustrar o seu passado glorioso, não faltam a Almada, iluminando-lhe os pergaminhos, autênticos testemunhos literários e picturais da grandeza da sua história.

António Madeira, EP Isto é Almada, 1964.
Fonoteca Municipal do Porto

O pincel de alguns artistas nacionais e estrangeiros e a prosa e o verso de vários dos nossos escritores e poetas seiscentistas, além dos descritivos modernos em revistas, "plaquetes" e cromos de divulgação turística, dão colorido relevo à fisionomia da vila-cidade de Cristo Rei.

António Madeira, EP Lisboa, foto António Paixão, 1962.
Fonoteca Municipal do Porto


Não esquecer que o seu cais é o de Cacilhas — o mais belo e movimentado pórtico flúvio-marítimo da margem esquerda do Tejo, aberto, ao Norte, sobre o panorama fantástico da Capital em anfiteatro, e, ao Sul, sobre a vasta paisagem compósita e policró-mica do território da península de Setúbal.



Este novo disco de António Madeira, é concerteza, mais um cartaz gritante da propaganda turística do já famoso concelho de Almada. "Isto é Almada" "Costa da Caparica" e "Fado Cacilhas" vão constituir mais um novo êxito na carreira artística do comer-ciante e cantor Almadense.

A valiosa colaboração da Comissão Municipal de Turismo Almadense, a qual muito contribuiu para esta gravação, deixa-se aqui realçada com a justiça merecida. (1)


(1) Fonoteca Municipal do Porto

Artigos relacionados:
António Madeira (Isto é Almada), o "cantor-vendedor"
António Madeira (Fado Cacilhas), o concurso da rainha do balcão
António Madeira (Costa da Caparica), Ondéarte

1 comentário:

Pelayo disse...

Sou Maria Jose Avila filha de Jorge d'Avila autor de algumas cancoes wue eu encontrei agora quecfiram gravadas por Antonio Madeira
Coimbra dos meus amores
Fado Cacilhas
Marcha de Almada.
Meu pai ja partiu mas hoje veio ate mim, ao descobrir que algumas das suas obras ficaram resgistadas
Obrigado