Luís Ascêncio Tomasini (1823-1902) é o nome desse pintor, que foi, de profissão, capitão de navios e nos deixou uma obra notável. A tela que reproduzimos, está datada de 1887 e tem um interesse especial porque representa uma cena que não temos visto na pintura do século XIX.
Como é sabido, a utilização do vapor na propulsão dos navios, constituiu um enorme salto tecnológico, em relação à navegação à vela, porque passou a ser possível fazer viagens cumprindo datas de largada e de chegada, independentemente de haver ou não vento e, mesmo, quando o houvesse, nem sempre era favorável.
Em Portugal tivemos o primeiro navio de passageiros em 1819 mas, na Marinha de Guerra, o vapor só entrou ao serviço em 1833. (1)
Rebocador de vapor com o brigue entrando no Tejo (detalhe), Luís Ascêncio Tomasini, 1887. Museu de Marinha |
Como é sabido, a utilização do vapor na propulsão dos navios, constituiu um enorme salto tecnológico, em relação à navegação à vela, porque passou a ser possível fazer viagens cumprindo datas de largada e de chegada, independentemente de haver ou não vento e, mesmo, quando o houvesse, nem sempre era favorável.
Em Portugal tivemos o primeiro navio de passageiros em 1819 mas, na Marinha de Guerra, o vapor só entrou ao serviço em 1833. (1)
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REGATA NO TEJO PROMOVIDA PELA REAL ASSOCIAÇÃO NAVAL
Realisou-se no dia 21 do mez que findou, a regata no Tejo promovida pela Real Associação Naval, conforme é costume nos mais annos, e á obsequiosa collaboraçáo do sr. José Pardal devemos o poder publicar hoje um desenho d'esta festa.
A regata no Tejo no dia 21 de agosto promovida pela Real Associação Naval (Desenho do natural, pelo artista amador sr. José Pardal) O Occidente n.° 313, 1 de setembro de 1887 |
A regata effectuou-se no Dáfundo em presença de sua magestade el-rei D. Luiz, que de bordo do seu yacht de recreio Syrius assistiu ás corridas dos barcos. Muitos vapores, fragatas e barcos de recreio embandeirados conduzindo grande numero de espectadores assistiram á festa.
Viam-se alli o vapor Dragão de S. M. El-rei D. Luiz, os yachts Amelia de S. A. o Principe D. Carlos, o Aura de S. A. o Infante D. Alfonso, e o Gypsy, Surpreza, Gwendoline, Irene, Iris, Gavina, Relampago, Hilda, Ninni, e o escaler a vapor do yacht francez Velox que estava no Tejo com o seu proprietario barão E. Boissard de Bellet, do Havre, que representava o Yacht Club dc França.
Os socios da Real Associação Naval com suas familias iam a bordo do Conductor, onde tocava charanga da armada.
Vapor de pás Conductor, festival náutico no Tejo 1888/1889. Museu de Marinha (digital) |
Pelas 3 horas principiaram as corridas por duas guigas de quatro remos tripuladas pelos alumnos do collegio Arriaga, sendo a primeira, a Sereia tripulada pelos srs. Raul Borges, Ignacio Avellar, Arthur Fortes e Voga José Gd, tendo por timoneiro a sr.a D. Maria da Camara Arriaga, e a segunda a Attempt, tripulada pelos srs. Alfredo Pereira, Raul Garcia, José de Freitas e Voga José de Sousa, tendo por timoneira a sr.a D. Maria da Gloria Loureiro... (2)
Conductor (1880). Conductor National Maritime Museum, Greenwich, London |
Name: | CONDUCTOR |
Launched: | 1879 |
Completed: | 01/1880 |
Builder: | Joseph T Eltringham, South Shields |
Yard Number: | 87 |
Dimensions: | 150grt, 31nrt, 117.6 x 19.6 x 10.3ft; (1892: 165grt, 10nrt); (1914: 165grt, 63nrt) |
Engines: | 2 x SL1cyl (30.5 x 54ins), 90nhp; (1892: 62nhp, 11.5knots) |
Engines by: | Hepple & Co, South Shields |
Propulsion: | Paddle |
Construction: | Iron |
Reg Number: | 81606 |
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History: | |
17/01/1880 | William Hepple, South Shields; registered at London |
01/1880 | John Mitchell, Gravesend |
07/1880 | Frederico G Burnay, Lisbon; registered at Lisbon |
19/05/1892 | Sunshine Steam Tug Co (Adolph Gottschalk & Joseph Stuart managers), Liverpool |
19/05/1892 | Registered at Liverpool |
03/1901 | The Steam Tug Conductor Ltd (Adolph Gottschalk & Joseph Stuart managers), Liverpool |
03/1914 | Joseph John King & Sons Ltd, Garston |
06/1914 | William Cooper & Sons Ltd, Widnes |
1929 | Broken up |
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Comments: | 1881: Stationed at Lisbon, Portugal |
| 29/12/1899: Beached at Egremont, Wallasey, on the Wirral, following a collision |
| 02/01/1900: Refloated and placed in Clover’s Dry Dock at Birkenhead |
| 01/1923: Converted to a dumb dredging barge (151grt, 131nrt) (3) |
(1) Revista da Armada n.° 385, abril de 2005
(2) O Occidente n.° 313, 1 de setembro de 1887
(3) Tyne tugs and tug builders
Mais informação:
ALERNAVIOS: «CONDUCTOR»
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