terça-feira, 9 de agosto de 2022

Quinta de São Pedro no Pragal

Quinta ao Pragal, no extremo da povoação, do lado sul da EN. 377, junto ao viaduto por onde esta estrada transpõe a auto-estrada do Sul (...)

Pragal, Quinta de S. Pedro, Augusto de Jesus Fernandes.
Arquivo Municipal de Lisboa

Quando se construiu a auto-estrada do Sul, a A2, a quinta foi retalhada tendo desaparecido o lado oeste da quinta, salvou-se da demolição a entrada da quinta constituída por um magnifico portal do Século XVIII e também um painel de azulejos da mesma época e a antiga adega, hoje recuperada para habitação (...)

Pragal, Quinta de S. Pedro, Augusto de Jesus Fernandes.
Arquivo Municipal de Lisboa

Em 1900 pertencia a Salvador Duarte Ferreira e, em data que desconhecemos, entrou na posse de Jose Carlos da Maia o conhecido politico republicano assassinado em 1921.

É agora (2003) habitada, na parte que dela restà, por um neto daquele, o pintor de arte (José) Carlos da Maia. Com o nome de S. Pedro hà outra quinta na Freguesia da Caparica (...) (1)

Planta da Quinta do Ill.mo e Ex.mo Snr. Principal de Sousa sita no lugar do Pragal, termo da vila de Almada levantada em Setembro de 1803. Dedicada a Ill. ma e Ex.ma D. Marianna de Sousa Coutinho por seu respectuoso e obrigadíssimo creado M.J.N.G. Reduzida do original e calculada por M.M.F. (2)

Planta da quinta do Principal de Sousa sita no Pragal, termo da vila de Almada (detalhe), 1803.
ANTT

Descrição iconogratica de uma quinta caracteristica do termo de Almada no século XIX, com as confrontações, as arcas utilizadas para o cultivo da vinha. horta. lavoura e pomar, os caminhos, as estruturas de apoio à atividade agricola e as áreas funcionais de habitação da casa principal. (3)

Planta com esquema e legenda do interior do edificio (detalhe), 1803.
1. portão 2. entrada, pátio  3. escada exterior com alpendre e pequena varanda 4. corredor 5. salinha bilhar  6. sala 5 janelas 7. passagem para a casa de jantar 8. casa de jantar 9. gabinete de meu pae (pequena livraria) 10. quarto da mmmm (?) 11. escadas para o quarto das criadas 12. o meu quarto 13. pequena sala onde me vestia 14. quarto de meus paes 15. capella 16. pequenas tribunas 17. quarto do mano Rodrigo e da mana 18. casa de passagem e de entrada 19. quarto para hospedes 20. copa, casa de jantar dos criados, escada para o quarto das manas 21. fonte em frente do portão  22. lagar 23. adega 24. poço (allegretes, passeio, horta) 25. jardim exterior 26. entrada para a capella
ANTT

Levantamento topográfico da propriedade rural e planta da casa pertença de D. José Antonio de Meneses e Sousa Coutinho, diacono da igreja Patriarcal de Lisboa e membro do Conselho de Regência do Reino que governou Portugal durante a ausência da corte no Brasil.


Planta da quinta do Principal de Sousa sita no Pragal, termo da vila de Almada, 1803.
ANTT

O Principal de Sousa, membro de uma das famílias abastadas e nobres do reino, é irmão de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, o 1.° Conde de Linhares. A propriedade, conhecida também por Quinta de S. Pedro, foi doada pelo Principal de Sousa às suas irmas D. Mariana e Maria Balbina de Sousa Coutinho. (4)


(1) Pereira de Sousa, Almada, Toponímia e História, Câmara Municipal de Almada, 2003
(2) ANTT
(3) Almada na História, Boletim de Fontes Documentais, n° 27/28, 2014
(4)
Idem
 

Artigos relacionados:
Panorâmicas do Pragal

Leitura relacionada:
Fundo Condes de Linhares ANTT

Leitura relacionada (Principal Sousa/Gomes Freire de Andrade):
Eunice Relvas, A Lisboa de Gomes Freire (1781-1817), Revista Militar, 2605/2606, Fevereiro/Março de 2019
Daniel Estudante Protásio, Os algozes de Gomes Freire: análise prosopográfica e ideológica de alguns decisores do seu processo
Luis Stau Monteiro, Felizmente há luar!

Sem comentários: