quinta-feira, 5 de março de 2015

Uma empresa que se impõe

O concelho de Almada tem todas as suas estradas sem reparação.

A caminho da Costa da Caparica, João José Penha Lopes, 1921.
Imagem:Arquivo Municipal de Lisboa

Mal se conhecem como estradas os barrancos, covas, montões de barro e areia por onde os carros e peões transitam de freguesia para freguesia. A única exepção é a estrada para Setúbal: o resto é uma verdadeira ruína. Neste estado das estradas é difícil o transito de automóveis e camionetes para transporte de passageiros.

Cacilhas, Carro Carreira da Empreza Camionetes Piedense, Leslie Howard, década de 1930.
À esquerda o bebedouro para os animais e ao fundo a zona da Lapa.
Imagem: Museu da Cidade de Almada

As necessidades do Concelho, porém, são cada vez mais prementes e as povoações teem imposto meios de transporte rápidos, cómodos e quanto possível económicos.

Para corresponder a estas necessidades, a Empresa de Camionetes Piedense L.da arrojou-se a estabelecer carreiras entre todas as povoações do concelho, servindo-se assim a Cova da Piedade, Pragal, Monte de Caparica, Charneca, Sobreda, Trafaria, V.a Nova e Praia da Costa.

Buick da Empresa de Camionetes Piedense carroçado em camionete.
Imagem: Delcampe, Bosspostcard

Esta empresa, hoje uma das mais importantes nos seu genero no nosso país, pôz ao serviço das referidas carreiras os carros mais comodos e luxuosos do mercado, marcas GMC e Buick, com horarios que cumpre com todo o rigor, com carros de reserva para garantia no caso de qualquer superveniencia; — é um raro exemplo de organisação, tenacidade e arrojo que bem merece a contemplação e protecção das instancias e do publico.


Buick da Empresa de Camionetes Piedense com a carroçaria original.
Imagem: Delcampe, Bosspostcard

Como em toda a parte, a concorrencia com carros inferiores tem procurado tirar proveito dos sacrificios que aquela Empresa fez para estabelecer as carreiras dentro do concelho, mas o publico tem correspondido, fiel e constantemente, aos esforços e modelar serviço da Empresa Piedense.

Berliet da Empresa de Camionetes Piedense, década de 1930.
Imagem: Flores, Alexandre M., Almada antiga e moderna...

Para desejar é que as estradas sejam rápida e devidamente reparadas, só então se poderá dizer que nenhum outro concelho no país estará mais constantemente servido em transportes rapidos e comodos.

A Praia do Sol, Um trecho da estrada para Trafaria, ed. Acção Bíblica/Casa da Bíblia, 112, década de 1930
Imagem: Delcampe

E só então, depois dessas reparações das estradas, a E. C. P. L. poderá cumprir com a ultima parte do seu programa: baratear os preços [...] (1)


(1) Sentinela de Almada, Jornal do destacamento misto do forte de Almada

Sem comentários: