segunda-feira, 23 de março de 2015

Os Faroleiros, filme de Raul de Caldevilla, 1922

Fundada em 1919, no Porto, por Raul de Caldevilla (1877-1951), pioneiro da publicidade moderna portuguesa e que já realizara um dos mais antigos filmes publicitários portugueses (Um Chá nas Nuvens , 1917), a Caldevilla Film talvez tenha sido a produtora que levou este rumo mais longe.

Os Faroleiros de Raul de Caldevilla, 1922.
Imagem: Vimeo

A empresa foi responsável pela produção de uma série intitulada A Pátria Portuguesa (1921-1922), constituída por filmes sobre várias localidades e regiões portuguesas (como Sintra ou a Serra da Estrela) e ainda uma outra série sobre as mais importantes estâncias termais do país.

Os Faroleiros de Raul de Caldevilla, 1922.
Imagem: Vimeo

A popularidade deste tipo de filmes relacionava-se com a possibilidade de mostrar aos espectadores (urbanos) um país (rural) largamente desconhecido e, em muitos casos, de difícil acesso. O cinema permitiria, deste modo, uma “viagem imóvel” do espectador, tradição com origem nos filmes de viagem e nos travelogues ingleses e franceses do início do século, mas empregue neste período não só com a intenção de explorar o pitoresco, mas também de fomentar um sentimento de pertença a (mas também de posse de) um território, fortalecendo assim os laços identitários de uma comunidade. (1)

Os Faroleiros de Raul de Caldevilla, 1922.
Imagem: Vimeo

Em 1919, Raul de Caldevilla prestigiou-se ao organizar o lançamento comercial de A Rosa do Adro, dirigido por Georges Pallu para a Invicta Film, anunciado sob o lema "Romance Português — Filme Português — Cenas Portuguesas — Actores Portugueses".

Os Faroleiros de Raul de Caldevilla, 1922.
Imagem: CINE-PT CINEMA PORTUGUËS

Três anos depois, com mais altas ambições, a Caldevilla Film contratou o francês Maurice Mariaud — que trabalhava para a Gaumont com a incumbência de dirigir Os Faroleiros (1922), um "drama-documentário", de que também foi argumentista e intérprete. (2)

Os Faroleiros de Raul de Caldevilla, 1922.
Imagem: CINE-PT CINEMA PORTUGUËS

O vislumbre de Raul de Caldevilla está patente no respectivo folheto de divulgação: "O cinematógrafo moderno tem se distanciado muito, nos temas escolhidos e nos fracassos, da técnica de há vinte anos. Já hoje dificilmente se suportam e vão sendo postos de parte no estrangeiro esses longos filmes em séries de enredo complicado e por vezes falhos de verosimilhança. 
Os Faroleiros, o filme de 1922
Elenco Equipa técnica
Abegaída de Almeida Rosa Argumento Maurice Mariaud
Augusto Machado Cabo do Mar Decoração Maurice Mariaud
Casimiro Tristão Pai de Rosa Distribuição Castello Lopes
Castro Neves António Gaspar Fotografia Victor Morin
Maria Sampaio Maria Ana Produção Caldevilla Film
Maurice Mariaud João Vidal Produtor Executivo Raul de Caldevilla
Sebastião Ribeiro Taberneiro Realização Maurice Mariaud
Sofia Santos Mãe de António

in CINE-PT CINEMA PORTUGUËS

O público de hoje, talvez por motivo da vida intensa que leva e lhe proporciona certos lazeres, escolhe de preferência películas de não muito longa metragem".


A rodagem [de exteriores] teve lugar na [Costa da] Caparica [...] (3)

Acompanhamento musical sugerido


(ou, se não gostar, Official Faithless Channel)



(1) Arquivo Municipal de Lisboa Videoteca Publicações
(2) Instituto Camões
(3) Truca 

Informação relacionada:

Cinemateca Portuguesa
amordeperdição 

Sem comentários: