Aos 21 anos licenciou-se pela escola médica de Lisboa, tendo logo evidenciado a sua rara habilidade para o exercício da profissão, que imediatamente iniciou na terra da sua naturalidade [Almada], o que levou a Câmara, com o apoio da opinião pública, a nomeá-lo médico do partido do município, em junho de 1830 [...]
Lisbon from Almada, Drawn by Lt. Col. Batty, Engraved by William Miller, 1830 |
Por decreto de 19 do corrente mes[...] em 1850, aquando das eleições municipais, foi eleito vereador, e a Câmara em breve, o elegeu Presidente.
Cirurgião Mór das Fortalezas e Baterias ao Sul do Tejo, sem vencimento algum, o Cirurgião do partido da Camara da Villa de Almada Francisco Ignacio Lopes.
in Gazeta de Lisboa, n.° 131, 4 de junho de 1833.
Por duas vezes e em épocas diferentes foi o dr. Francisco Inácio Lopes presidente da Câmara Municipal de Almada, onde realizou uma obra notabilíssima.
Vue de la rade et de la ville de Lisbonne Imagem: Le Monde illustré, 1858, M. de Bérard. |
Funda o Serviço de Socorros de Incêndios em 1850; manda construir poços em Vale de Rosal e Romeira; reedifica o chafariz da Fonte Santa; restaura o caminho novo para a Costa de Caparica, a calçada da Fonte da Pipa,
Vista parcial do Tejo, Casa da Cerca e estrada da Fonte da Pipa, 1858. Aguarela, aut. desc., datada 14 de Março de 1858. Imagem: |
a calçada da Trafaria, as estradas da Amendoeira, da Mutela e do Pombal, e promove muitas outras obras, entre as quais o cais de embarque e desembarque em Porto Brandão.
Enseada da Paulina, revista Branco e Negro n° 60, 1897 (ver artigo dedicado) Imagem: Hemeroteca Digital |
Contribui também para a construção da Capela do Cemitério; da Praça e Casa do Açougue; da Casa para a "Bomba", e, em 1860, voltando a ser presidente da Edilidade, promoveu a iluminação pública de Cacilhas e de Almada (luz de azeite).
Lisbonne Imagem: L'Illustration, Journal Universel, 1860, Anastasi. |
Finalmente, como último empreeendimento, manda construir o Grande Cais do Ginjal.
Cais do Ginjal, Óleo, Alfredo Keil Imagem: |
Foi deputado às corte pelo círculo de Almada, vindo a ser reeleito três vezes até 15 de Janeiro de 1868 e, no ano de 1880, é novamente eleito procurador à Junta Geral do Distrito, o mesmo acontecendo no ano de 1886. (1)
Dr. Francisco Inácio Lopes. Imagem: Homens e Mulheres vinculados às terras de Almada |
O resultado das eleições supplementares para deputados foi quasi todo favoravel ao ministério; apenas três candidaturas da oposição puderam vingar, e por pequena maioria: foram ellas as dos srs. Francisco Ignacio Lopes (cirurgião) [...]
in Diário do Rio de Janeiro, 18 de novembro de 1860
(1) Correia, Romeu, Homens e Mulheres vinculados às terras de Almada, (nas Artes, nas Letras e nas Ciências), Almada, Câmara Municipal de Almada, 1978, 316 págs.
Mais informação:
Occidente n° 541, 1 de janeiro de 1894
Sem comentários:
Enviar um comentário