sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Tramoceiro

Há nele [no Tejo] tanta abundância de peixe que os habitantes acreditam que dois terços da sua corrente são de água e outro terço são de peixe. É também rico de marisco como de área, e é principalmente de notar que os peixes desta água conservam a sua gordura e sabor natural sem os mudar ou corromper por qualquer circunstância [...] (1)

Olho de Boi - Beira Tejo, Manuel Tavares, aguarela sobre papel, 1960
Imagem: Cabral Moncada Leilões

[...] gordos e saborosos linguados, salmonetes, cações, raias, corvinas, douradas, pampos, cabras, ruivos, cibas, chocos, choupos, salemas, charroco, peixe delicado que dão aos doentes, cavalas, sardas, sardinhas, safios, congros, amêijoa, berbigão, ostra, lingueirão, mexilhão, caramujo, muito camarão, grande número de lagostas em Porto Brandão muitas sapateiras, santola, lagostim, caranguejos [...] (2)

Os peixes grandes comem os pequenos, Pieter Bruegel o Velho,  gravura de Pieter van der Heyden, 1557.
Imagem: THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART

Os abismos insondáveis do rio, reino de animais marinhos e de riquezas esquecidas — tão perto e tão longe da cobiça dos homens! Que variedade de peixes a que os iscos atraíam e as linhas puxavam para a riba do cais. Safios, congros, polvos charrocos, robalos, tainhas eirozes, linguados, corvinas, cações ... Na baixa-mar, as rochas e as pedras ofereciam ostras, mexilhões, lapas e ainda camarões nas poças salgadas da areia. (3)

Planta do Rio Tejo e suas margens (detalhe), as praias da Fonte da Pipa, Tramoceiro e Ginjal, 1883.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Os habitantes da muralha viviam enamorados do rio e, de pais para filhos, conservavam os apetrechos da pesca. Todos os peixes lhes eram familiares e as manhas para os capturar pertenciam à sabedoria do lugar.

O Tramoceiro visto da rocha de Almada.
Imagem: Correia, Romeu, O Tritão, Lisboa, Editorial Notícias, 1982

Canas de pesca, linhas empatadas com anzóis de várias barbelas, camaroeiros de boca redonda ou rectangular, de malha larga ou a terminar com um saco de rede miúda.

A pedra do Tramoceiro, fotografia de Fernando Barão, década de 1950.
Imagem: Casario do Ginjal

Camarões capturados na vazante barrenta, camarão branco, com o linguadinho parasita junto da cabeça.

A pedra do Tramoceiro.
Imagem: Correia, Romeu, O Tritão, Lisboa, Editorial Notícias, 1982

Polvos, santolas, lagostas e lavagantes. Charrocos, tainhas, congros, safios, cações, robalos, corvinas, eirós e fanecas [...] (4)


(1) De expugnatione Lyxbonensi, excerto traduzido da carta escrita por um cruzado que participou no cerco e conquista de Lisboa em 1147

(2) Oliveira, Frei Nicolau de, Livro das Grandezas de Lisboa, 1620, citado em Porto Brandão, A Terra e o Tejo, Almada, Centro de Arqueologia de Almada, 2007

(3) Correia, Romeu, O Tritão, Lisboa, Editorial Notícias, 1982, 174 págs.

(4) Correia, Romeu, Cais do Ginjal, Lisboa, Editorial Notícias, 1989, 188 págs.

Leitura adicional:
Freitas, Joana Teresa Cruz Mimoso, Turismo Náutico: agentes dinamizadores do estuário do Tejo, Estoril, eshte, 2010
Gomes, Sandra Rute Fonseca, Territórios medievais do pescado do reino de Portugal, Coimbra, Universidade de Coimbra, 2011

Sem comentários: