Plano inclinado, Porto Brandão, 1865, "... na occasião em que um navio subia o plano, alado a vapor." Imagem: Hemeroteca Digital |
Foi construida pelo bem conhecido engenheiro hydraulico Thomaz [sic, i. e. Thomas] White [projecto de lei n.º 34/XIII/2.ª].
É para dois planos inclinados; um capaz de receber navios de 3:000 toneladas; e outro para embarcações de 700. Este está concluído; e d'elle tem saído já alguns navios concertados.
O sr. Almada [António José de Sousa e] foi o principal emprezario; e, á custa de muitas fadigas e sacrificios, conserguiu pôr em exploração o segundo plano. Para restabellecer o primeiro, destinado a navios de maior lote, e assentar outro na cidude do Porto, vae formar uma companhia do capital 500:000$000 réis, en 5:000 acções de 100:000$000 réis, vencendo o juro de 6 por cento durante a construcção dos planos.
É empreza de lucros seguros e avultados. O successivo incremento do commercio externo em ambas as cidades, que de anno para anmo accusa o rendimento das alfandegas, e a exportação dos nossos productos agrícolas, facilitada pelos camunhos de ferro, abonam já o futuro da nova companhia dos planos inclinados.
E sobre tudo, o porto de Lisboa, verdadeiro emporio marítimo da Europa, pela sua situação geographica, consegue o que lhe faltava para bem merecer o titulo que tanto o afama desde as nossas gloriosas navegações. (1)
(1) Hemeroteca Digital: Archivo Pittoresco, 1865, n° 33, pág. 257
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