quarta-feira, 24 de junho de 2015

Lagoa de El-Rei

Porto Brandão, em frente de Belém. Magnifica vista para a margem opposía do Tejo. Arvores — coisa rara — nas visinhanças. Soffriveis casas a preços módicos. Um bello passeio de cerca de três léguas pela charneca até á Lagoa de El-Rei, o retiro predilecto de D. Pedro V.

Mappa das vizinhanças de Lisboa (detalhe), 1842.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

O pequeno e modesto prédio da casa real, de um só pavimento ao rez do chão, fica á beira do lago, na solidão da charneca.

Hum projecto para a casa de rendez-vous das caçadas reais na Lagoa de Albufeira (detalhe), J. Possidónio Silva, 1854.
Imagem: Arquivo Nacional Torre do Tombo

A paizagem é de uma grande melancholia sympathica, de um encanto profundamente penetrante. A agua tranquilia da grande lagoa, o áspero aspecto da charneca, a grande solidão, a planice, o profundo silencio, infundem uma pacificação e um sentimento de serenidade ineffavel.

D. Pedro V, William Corden sobre original de Winterhalter.
Imagem: Palácio Nacional da Ajuda

A lagoa é muito povoada, mas a pesca é prohibida sem licença expressa do individuo que a arremata em cada anno. Não obstante, o auctor d'estas linhas na ultima vez que ali foi apoderou-se de um polvo, fisgando-o contra uma rocha com uma navalha americana que o seu amigo Eça de Queiroz lhe mandou de presente das margens do Niagara.

Planta da Lagoa de Albufeira, 1849.
Imagem: Arquivo Nacional Torre do Tombo

Fundamos o nosso direito a este polvo na circumstancia de que a rocha não é agua mas sim terra firme. Em todo o caso aproveitamos esta occasião para desencarregarmos a consciência pedindo humildemente perdão a sua excellencia o arrematante da lagoa e a sua magestade o proprietário d'ella. Estamos prontos a dar outro polvo, se a coroa assim o exigir.

Planta da Lagoa de Albufeira e do terreno adjacente, 1849.
Imagem: Arquivo Nacional Torre do Tombo

Os contornos do lago são habitados por óptimos coelhos, magros, mas de um especial sabor salgado e bravio. O snr. D. Pedro V matava-os na carreira, á bala, com notável pericia.

Projecto de ampliação da casa da Lagoa de Albufeira (detalhe), J. Possidónio Silva, 1854.
Imagem: Arquivo Nacional Torre do Tombo

A caça não tem arrematante e é permittida ao publico. Além dos coelhos, que são abundantes, ha massaricos, patos e outras aves marinhas. (1)

Lagoa de Albufeira, ex Lagoa de El-Rei.
Imagem: HDBeachcam

Sua Alteza o Duque de Bragança [príncipe D. Carlos] e vários convidados foram hontem caçar na lagoa de Albufeira.

Conductor, embarcação a vapor construida em 1880.
Parceria dos Vapores Lisbonenses de Frederico Burnay.
Imagem: ALERNAVIOS

Sua Alteza embarcou ás 5 horas da manhã a bordo do vapor "Conductor" no caes de Belém. (2)


(1) Ortigão, Ramalho, As praias de Portugal; guia do bahista e do viajante, com desenhos de Emilio Pimentel, Porto, Magalhães & Moniz, 1876
(2) Diário Illustrado, 24 de dezembro 1886

Sem comentários: