Os cachopos adelgaçam-se muito, formando as duas barras, dando as sondagens, a do norte, a mais funda, com 10 braças, e a do sul com 7.
A carreira grande tem o nome de Carreira de Alcáçova.
Palais d'Ajuda, Celestine Brelaz (Lenoir), c. 1830. Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal |
Na margem esquerda do Tejo, que principia na ponta da costa, ou bico da Calha, existe um grupo de pedras, conhecido pelo nome de Calhaus do Mar, que fica a duas e meia amarras do areal da Trafaria, que é uma povoação de pescadores, hoje muito concorrida na época balnear.
Lisboa, Vista do Paço da Ajuda, Louis Lebreton, c.1850. Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal |
O seu bello areal estende-se até o bico da Calha, continuando para o sul na costa oceânica.
Toda a margem até Cacilhas é povoada de fabricas e de estabelecimentos industriaes e commerciaes, e é terminada por terrenos altos, cortados abruptamente para o rio.
Ajuda, Tomás José da Anunciação, c. 1860. Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal |
Porto Brandão, Banatica, Alfanzina, Porto de S. Lourenço, Portinho da Arrábida e Fonte da Pipa são pequenos portos, ou enseadas que se encontram, só para embarcações pequenas, até o pontal de Cacilhas, o qual forma o limite norte da Cova da Piedade.
Ahi principia a alargar-se o Tejo, recebendo os diversos esteiros, rios e braços de rio, que nelle desembocam e no grande mar interior, denominado Mar de Palha, majestoso estuário que forma o grande receptáculo das marés, as quaes no seu descenso para o mar conservam o porto e a barra nas melhores condições para a navegação. (1)
Vue de Lisbonne prise de Alfeite, Celestine Brelaz (Lenoir), c. 1830. Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal |
(1) Loureiro, Adolfo, Os portos maritimos de Portugal e ilhas adjacentes, Vol III parte 1, Lisboa, Imprensa Nacional, 1906
Leitura relacionada: Loureiro, Adolfo, Os portos maritimos de Portugal e ilhas adjacentes, Lisboa, Imprensa Nacional, 1906
Sem comentários:
Enviar um comentário