quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Joseph Schranz e o Tejo

Joseph, ou Giuseppe, Schranz (1803-1853) nasceu em Porto Mahón, Minorca, e foi um dos três filhos artistas do pintor Anton Schranz (1769-1839).

Uma fragata inglesa a chegar ao Tejo frente à Torre de Belém, com uma fragata portuguesa ancorada ao largo pela sua popa, Joseph, ou Giuseppe, Schranz, depois de 1834.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Mudou-se para Malta com os seus pais em 1818 e é sabido ter visitado Corfu pelo menos duas vezes, em 1826 com o seu irmão Giovanni (John, Johann), e novamente em 1840, altura em que fixou residência permanente em Constantinopla.

Numerosos trabalhos do artista foram vendidos em leilão, incluindo dois trabalhos vendidos pela Christie's King Street "Important Maritime Art" em 2007 por $105,660:

An English frigate arriving in the Tagus off the Belem Tower, with an anchored Portuguese frigate off her stern [Uma fragata inglesa a chegar ao Tejo frente à Torre de Belém, com uma fragata portuguesa ancorada ao largo pela sua popa];

An English frigate hove-to off the southern bank of the Tagus with small craft nearby [Uma fragata inglesa de través frente à margem sul do Tejo com pequenas embarcações nas proximidades].

Uma fragata inglesa de través frente à margem sul do Tejo com pequenas embarcações nas proximidades, Joseph, ou Giuseppe, Schranz, depois de 1834.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Possivelmente o melhor da familia Schranz de artistas, pintou com meticulosa atenção An Extensive View of Lisbon on the River Tejo with the Praça Do Terreiro Do Paço, the Old Cathedral and the Castelo de S. Jorge [Uma extensa vista de Lisboa no rio Tejo com a praça do Terreiro do Paço, a velha catedral e o castelo de S. Jorge].

Uma extensa vista de Lisboa no rio Tejo com a praça do Terreiro do Paço, a velha catedral e o castelo de S. Jorge, Joseph, ou Giuseppe, Schranz, depois de 1834.
Imagem: MAGNOLIA BOX


Fontes:
CHRISTIE'S
MAGNOLIA BOX

Sem comentários: