segunda-feira, 5 de maio de 2014

Déjà vu

Da lazarenta Cacilhas à piscosa Sesimbra são seis léguas por uma estrada atravessada de barrancos, que o tráfego do peixe arruinou. (1)

Pontal de Cacilhas, ed. Alberto Malva/Malva & Roque, 135, década de 1900
Imagem: Delcampe

Se ao menos Brandão tivesse visto Cacilhas com as cores que Monet deu a outros lugares,

Honfleur, Farol do hospício, Honfleur, Oscar-Claude Monet, 1864
Imagem: WikiPaintings

recriados, acrescentados de singeleza,

Cacilhas, Charles Chusseau-Flaviens, c. 1900/1919
Imagem: George Eastman House

como se fossem pela primeira vez descobertos,

Honfleur, Arrastando o barco para terra, Oscar-Claude Monet, 1864
Imagem: WikiPaintings

serenos lugares de passeio, tornados limpos, frequentáveis, sociais...

Lisboa, Vista tomada de Cacilhas, ed. Martins/Martins & Silva, 7124, década de 1900
Imagem: Delcampe

ou, que poderia também encontrá-la em movimentos, mais ou menos, equivalentes, os macchiaioli italianos,

Piazzetta di Settignano, Telemaco Signorini, c. 1880
Imagem: Wikipédia

descobriria que as sombras também têm cor,

Chafariz de Cacilhas, Artur Leitão Bárcia, fotografia anterior a 1945
Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa

e que ela não se define nas vistas, nem nos objectos,

Port en Bessin, Le Castel, Paul Signac, 1884
Imagem: Normandy Impressionist Festival 2013

nem nos naturalistas portugueses,

Cais do Ginjal, Óleo, Alfredo Keil
Imagem: Casario do Ginjal



nem com aromas, nem em poemas, nem noutras artes que exprimem palavras e pensamentos,

Sarner, Eric, (argumento), Prado, Miguelanxo, (desenhos), Carta de Lisboa, Meribérica/Líber, 1998
Imagem: Casario do Ginjal

mesmo que um fim da tarde seja a impressão do sol nascente.

A primeira exposição impressionista teve lugar em Paris, em abril de 1874, no estúdio do fotógrafo Nadar.

As obras aí expostos, como a "Impressão, sol nascente" de Jean-Claude Monet, não teriam sido aceites no Salão de Paris promovido anualmente pela Academia das Belas Artes.

Foi depois da crítica, depreciativa e jocosa, "A exibição dos impressionistas", assinada por Louis Leroy no Le Charivari, que o movimento começou a afirmar-se.

Impressão, sol nascente, Oscar-Claude Monet, óleo s/ tela, 1872
Imagem: Wikipédia


(1) Brandão, Raul, Os Pescadores, Paris, Ailland, 1923, 326 págs, 127,7 MB

Sem comentários: