quarta-feira, 16 de março de 2016

Crianças a banhos na Trafaria em 1908

O triumpho que está coroando com os fulgores do exito a obra generosa de protecção á infancia, iniciada pelo "Seculo", representa, mais do que a victoria das causas nobres, o triumpho imperioso da mocidade e uma surprehendente exhibição das suas forças intactas n'um paiz que o culto da velhice levou, pela mão fria, desanimada e tremula dos anciãos, á decadencia immerecida do presente.

Aspecto da praia na occasião da chegada das creanças.
Imagem: Hemeroteca Digital

Desde o dia em que o medico Samuel Maia lançou á terra fecunda que é a publicidade enormissima do "Seculo" a semente compassiva e generosa da ideia, cem mil vezes multiplicada diariamente por todo o pais, do salvamento, por uma intensa protecçào á infancia, de urna raça ameaçada de estiolamento, até ao dia de hoje, não mediaram ainda seis mezes.

As creanças à popa do vapor da alfandega.
Imagem: Hemeroteca Digital

Neste curto período o "Seculo", emquanto o charivari parlamentar ensurdece a nação e os ministros se debatem nas intrigas phreneticas dos profissionaes da politica, por em alvoroço toda a população pobre da cidade e conseguiu impôr ao pais, pela força convincente dos inqueritos, n'uma propaganda que pôde considerar-se a obra de maior alcance emprehendida pela imprensa portugueza, a verdade temerosa de que o abandono a que estrão votados os pobres está preparando uma geração debil de aleijados, que sossobrará perante as exigencias trabalhosas do futuro.

Aspecto da praia na occasião da tomada do banho: a Real Fanfarra da Trafaria.
Imagem: Hemeroteca Digital

Não pretendeu o "Seculo" realisar a obra de salvação que só o Estado deve e póde praticar perante as comminatorias advertencias de uma calamidade assim dramaticamente desvendada por uma pleiade juvenil de medicos, que foram ás escolas observar a geração de amanhã e tornaram publico o seu depoimento pungente.

Mas quiz o "Seculo" preparar o caminho ao advento d'essa obra nacional e fazer a sua evangelisação pratica e fecunda. Não o desanimaram as difficuldades e os dispendios de uma tão vasta iniciativa. Não houve sorrisos incredulos nem encolher desdenhoso de hombros que affrouxasse as energias ou entibiasse a fé dos homens novos a quem o "Seculo" confiou a direcção da sua cruzada humanitaria.

A distribuição de pão, bolachas e leite.
Imagem: Hemeroteca Digital

Oito mil creanças affluiram, pela mão de oito mil mães alvoroçadas, ao salão da Illustração Portugueza, convertido no mais bello e salutar dos consultorios, onde o emocionante inquerito da infanda vae proseguindo e desenrolando, em phases successivas de preparação methodica e de conclusões peremptorias, as suas peripecias animadas.

Rapidamente, a obra admiravel está assim attingindo as proporções impressionadoras de uma funcção social, que aliasse da iniciativa tutelar do Estado, a tal ponto que muitos esquecem que ella representa apenas, em toda a sua grandeza, a propaganda de urna ideia benemerita.

Como vae o governo ernprehender a organisação definitiva d'essa ideia lançada por um jornal e cuja continuidade benefica já a caducidade egoista dos grandes politicos não logrará impedir que se perpetue?

Os banhos na Trafaria, 1911.
Imagem: Hemeroteca Digital

Quaes serão os successores officiaes d'essa pleiade de medicos que não pertencem á Academia, que não são conselheiros, que nunca foram deputados, que as secretarias de Estado não conhecem, e que tão eloquentemente exemplificaram a superioridade da fé, da perseverança, da energia e da intelligencia da gente nova sobre o scepticismo dissolvente, a impertinencia orgulhosa, a vã experíencia e a prosapia arrogante dos consagrados?

Essa pergunta fazíamos por uma d'estas manhas de luz e amenidade com que o céo acaricia tão prodigamente Lisboa, ao atra-vessarmos o Tejo entre a algazarra festiva das cem pobres creanças que todos os dias o "Seculo" agora leva, a um alegre passeio matinal, Tejo abaixo, até aos arcaes da Trafaria.

As creanças no banho preparando um mergulho.
Imagem: Hemeroteca Digital

Dir-se-hia que pela primeira vez esse bando pallido de creanças olhava a vida na sua belleza e que para ellas pela vez primeira se desvendavam os aspectos sorridentes da natureza, com o esvoaçar das gaivotas sobre a franja espumante das vagas, os reflexos doirados da soalheira no agitado manto azul das aguas e o desdobramento panoramico da cidade, que ascende em colorido presepio, toucada pelo sol canicular, n'um recorte de cupulas, mansardas pombalinas e legues de palmeiras no irradiante azul anil dos horizontes.

As creanças protegidas do "Seculo" in Illustração Portugueza, n.° 133, 7 de setembro de 1908
Imagem: Hemeroteca Digital

Os leitores poderão reconstituir pelas photographias que ilustram estas paginas a recepção festiva que a Trataria preparou ás creanças protegidas do "Seculo" no primeiro dia em que lá as levou a tomar banho.

Mas o que ellas não poderão evocar-lhes senão de maneira imperfeita é a felicidade commovedora que transfigurava as facesinhas pallidas d'essas creanças, que pela primeira vez, como os filhos afortunados dos ricos, puderam brincar na praia, passeiar no Tejo e almoçar no convez de um vapor com o appetite saudavel com que as brisas iodadas do mar lhes trouxeram o vago, inconsciente desejo de serem vigorosas e bellas, para bem cumprirem na vida a sua missão de amor e de trabalho. (1)

O Cabo do Mar da praia da Trafaria.
Imagem: Hemeroteca Digital


(1) A obra da infancia do Seculo..., Illustração Portugueza, n.° 132, 31 de agosto de 1908

Sem comentários: