terça-feira, 15 de março de 2016

Crianças a banhos na Trafaria em 1901

Bem empregada é essa esmola feita ás crianças escrofulosas, que por conta da assistência nacional aos tuberculosos, por que tanto se interessa a Rainha Sr.a D. Amelia, vão agora todas as manhãs tomar banho á praia da Trafaria.

Princesa D. Amélia d'Orléans e Príncipe D. Carlos de Bragança (detalhe), 1886.
Imagem: Observador

É quasi uma centemna de crianças já condenadas á morte e indultadas pela caridade, que difficilmente podia achar melhor occasião de exercer-se. Prometteram-lhes a saude e ellas lá vão arribando, já com melhores cores nas faces, com alegria maior nos olhos.

Foi a praia da Trafaria a escolhida, e á hora das crianças irem receber o abraço higyenico da aguas do mar, que contraste não ha entre aquelle extenso areal, que vê as tristinhas a sofrer e a as praias garridas da outra margem, e mais além as do Occeano, cheias de alegria, dando nota do que ha mais elegante em Portugal.

O banho ás creanças escrofulosas na Trafaria, J. Christino da Silva, 1901.
Imagem: Hemeroteca Digital

De todas elas falam muito os jornaes e até alguns se batem para ver quem melhor consegue dar novas de sensação. São "pic-nics" que se realisaram, bailes em projecto, partida de "lawn-tennis", os que entram eos que sahem, columnas em prosa compacta descrevendo "cotillons". (1)


(1) João da Camara, O banho ás crianças escrofulosas..., O Occidente, n.° 818, dezembro, 1901

Sem comentários: